Acadêmicos de Jornalismo realizam evento O Negro nesta terça

O Negro é um evento aberto à toda a comunidade, e será realizado nesta terça-feira (19), nas dependências da faculdade FASIPE.

O Negro, um evento que busca celebrar a cultura afro-brasileira, é realizado anualmente no mês de novembro, em uma instituição de ensino superior em Sinop. Ele foi idealizado pela professora Simone, na época – coordenadora do curso de turismo da faculdade Fasipe – no ano de 2013.

Atualmente, o evento é organizado por diferentes cursos da instituição, sendo que a cada ano uma turma diferente fica a frente da organização. Além de celebrar a cultura afro-brasileira, O Negro traz discussão sobre temas relevantes na sociedade como as questões étnicos raciais, através de mesas redondas, palestras e apresentações culturais.

No ano de 2019, o curso de Jornalismo é responsável pela organização da 8ª edição do evento, que já é institucional. Neste ano, os acadêmicos preparam uma roda de conversa com alguns convidados especiais, que vieram do exterior para viver no Brasil.

Preparativos para O Negro. (Foto: Simone Siqueira)

Com o tema “Imigrantes Afro-descendentes de suas histórias”, será possível conhecer um pouco da história de cada convidado, como haitianos, venezuelanos, africanos e o evento ainda contará com a presença de dois advogados para tirar dúvidas a respeito de direitos e benefícios obtidos por esses imigrantes que residem em Sinop.

Preparativos para o evento O Negro. (Foto: Simone Siqueira)

Para a idealizadora do projeto, Simone Siqueira, o evento possibilitará aos acadêmicos e comunidade um entendimento maior sobre a cultura afro

“É uma noite com apresentações culturais que também fará reflexões sobre temas étnicos raciais, que os alunos esão planejando, desenvolvendo e executando para que todos possamos conhecer um pouco mais sobre a história”, finalizou a professora.

Organizadora do evento O Negro, Simone Siqueira. (Foto: Arquivo pessoal)

Nesta quarta-feira (20), é o dia em que se comemora o Dia da Consciência Negra no Brasil, instituído em 2003. Apesar de ser um dia celebrado em todo o Brasil, apenas 15 Estados decretam feriado neste dia.

O Negro é um evento aberto à toda a comunidade, e será realizado nesta terça-feira (19), nas dependências da faculdade FASIPE – Av. Magda de C. Pissinatti, 69 – Residencial Florença.

consciência negraCulturaculturalEventofaculdadeFasipeO Negrosinop