10 dicas simples para pegar no sono rápido e dormir melhor!

Da meditação até longas caminhadas com alimentação adequada e muitas outras práticas podem ajudar você a alcançar o objetivo de dormir bem e ter, no mínimo de sete horas de sono reparador toda noite.

O corpo é sábio e entende que durante a noite a melhor coisa a fazer é descansar e, para isso, inicia uma série de mecanismos que causam sono. Ao cair da noite, o cérebro secreta a chamada melatonina, um hormônio que nos ajuda a adormecer.

A função da melatonina é facilitar o sono profundo e, assim, contribuir para um descanso restaurador. A maioria dos adultos precisa de sete a oito horas de sono por noite, até mesmos os idosos.

As pessoas, em geral, no entanto, reconhecem que dormem menos do que o necessário, além de acordar cansadas e sentir sono em horas inoportunas que são efeitos dos níveis baixos de melatonina. 

Existem maneiras muito simples de atrair sono, basta adotar alguns hábitos simples que naturalmente contribuam para o aumento da secreção de melatonina no cérebro.

Mantenha um horário regular

É estritamente recomendável sempre ir para a cama no mesmo horário. Tente seguir uma rotina para se deitar e levantar.

Faça uma limpeza mental

Anote em um papel as tarefas pendentes e os problemas que deverão ser resolvidos no dia seguinte. Faça essa lista antes de dormir e deixe na sala ou presa na geladeira. Você cuidará de tudo isso amanhã quando acordar.

Respire

Antes de dormir, pratique vários exercícios respiratórios por alguns minutos. Inspire profundamente e deixe o ar sair muito lentamente ou, para acalmar o sistema nervoso, cubra a narina direita e inspire e expire profundamente pela narina esquerda.

Reserve o quarto para dormir

Sem televisão, celulares, rádios, redes sem fio ou Wi-Fi. As luzes nessas telas afetam a produção de melatonina. Além disso, alguns especialistas acreditam que os campos eletromagnéticos produzidos por esses dispositivos alteram os íons cálcio das células. No máximo, um pouco de leitura.

Pratique sexo

Durante uma relação sexual é gerado um coquetel variado de hormônios, incluindo serotonina, liberada durante o orgasmo, e cuja função fundamental é a fabricação de melatonina pela glândula pineal. 

Meditar

Meditação, oração ou mantras, ajuda a acalmar a mente e os clarear os pensamentos.

Relaxamento

Existem inúmeras técnicas de relaxamento para dormir bem. Por exemplo, tome um banho antes de ir para a cama, leia ou deite na cama e visualize um local agradável que ofereça boas lembranças, como uma praia etc. 

Coma bem

Além de seguir uma dieta rica em alimentos que favorecem a produção de melatonina, é aconselhável evitar jantares pesados ​​ou abundantes. Devemos dispensar cafeína, nicóticos, álcool ou refrigerantes. 

Chá

A fitoterapia que é o estudo de plantas medicinais e seus derivados para fins terapêuticos, pode ser benéfica. A valeriana, um ansiolítico natural que ajuda a dormir e o maracujá prolonga as fases do sono. Outras plantas, como limão, espinheiro marítimo ou erva-cidreira, são sedativos naturais. 

Caminhadas

Caminhar pelo campo ou parque ajuda a relaxar, meditar e se cansar. Além disso, o contato com a natureza promove a produção de melatonina.

Se você não puder seguir as dicas, você pode experimentar tomar Melatonina 3mg, um suplemento natural para repor os níveis de melatonina que te ajuda a dormir bem.

Comentários (0)
Fazer Comentário