Vacinação contra a gripe será retomada nesta sexta para idosos e profissionais da saúde

A população deve ficar atenta às unidades que farão a campanha

Após as pouco mais de 1,5 mil vacinas contra a gripe terem acabado horas depois do início da campanha, na segunda-feira (23), a vacinação será retomada nesta sexta-feira (27) em algumas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), de Sinop. Vale ressaltar que são para os grupos prioritários de idosos com 60 anos, ou mais, e trabalhadores da saúde de todos os níveis de complexidade que atuam nos hospitais públicos e privados.

Isso será possível porque o Governo Federal enviou mais 2,3 mil doses para dar continuidade a primeira fase da campanha nacional de vacinação.  Para suprir a demanda da 1ª fase, seria necessário 10 mil doses de vacina, mas o Ministério da Saúde não encaminhou a quantidade suficiente de medicamentos.

Leia também: Sete postos de saúde de Sinop irão atender somente casos gripais

As vacinas estarão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) São Francisco, Gente Feliz, Nações, Boa Esperança, Vindilina I e II, Cidade Jardim, Vitória Régia, São Cristóvão, Sabrina, Alto da Glória, Camping Club, Jacarandás, América e Botânico das 7h30 às 11h e das 13h30 às 17h30. No Centro Integrado em Atendimento a Saúde Municipal (Ciams) – antiga farmácia Jacarandás, a vacinação será das 7h às 18h, sem intervalo para almoço. Os setes postos de saúde que foram destinados ao atendimento exclusivo de quadros gripais, NÃO ESTARÃO realizando a vacinação, atendendo a estratégia de prevenção aos grupos de risco.

Conforme o secretário Municipal de Saúde, Kristian Barros, para evitar a aglomeração, as equipes já foram preparadas e orientadas para monitorarem a entrada do público alvo. “Teremos um controle de fluxo, respeitando a fila, sempre com distância mínima de um metro e meio entre cada pessoa”, afirma o gestor.

A imunização protege contra três tipos de vírus da gripe: Influenza A, nas variações H1N1 e H3N2, e influenza B. Segundo o Ministério da Saúde, a contra-indicação da vacina é para quem tem alergia severa a ovo. Os demais grupos prioritários também receberão as doses.

Esses ficarão divididos da seguinte forma: na segunda fase, que inicia no dia 16 de abril, os contemplados com as doses são professores das redes públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas (não transmissíveis) e outras condições especiais. Já na terceira fase, que inicia no dia 09 de maio, mesma data do dia D, serão vacinados os grupos de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas, indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, adultos de 55 a 59 anos de idade. (Com assessoria)

 

Campanhagripeidosossaudevacinação
Comentários (0)
Fazer Comentário