Usina de Sinop fará teste final e geração de energia pode começar em setembro

A geração de energia da Usina Hidrelétrica Sinop deve iniciar no mês de setembro. Isso por que conforme o diretor presidente Ricardo Padilha, a licença de operação foi emitida no dia 20 de agosto. “Esse é um dos documentos necessários para se juntar a outros e de fato possa ter o despacho pra geração comercial”, disse em coletiva nesta quinta-feira (22).

Padilha explica que após os testes, que foram feitos no mês de julho, vai ser gerada pela hidrelétrica, em forma de teste por 93 horas, a energia. “É nesse período que vai dar confiança para o processo seguir. Uma fez dada a confiança nessas 96 horas ininterruptas da geração de energia, aí sim acontece o despacho de que nós atendemos s procedimentos regulatórios e ai a nossa expectativa é que no mês de setembro teremos esse ciclo fechado”.

O enchimento total do reservatório aconteceu no dia 13 de abril deste ano. O processo de enchimento foi finalizado de forma progressiva, alcançando a cota 302 (nível máximo operativo), correspondente à uma área de 342 km² e um volume total de 3 bilhões de m³.

Sobre o atraso na geração da energia por parte da usina, que deveria ter iniciado em 2018, o diretor presidente lamentou. “É um prejuízo que a gente carrega como empreendedor. De fato isso tira um pouco da viabilidade do investimentos, mas estamos firmes”, complementa.

Assim que finamente iniciar seu processo, a usina irá gerar até 401 megawatts (MW) de energia, isso pode abastecer aproximadamente 1,6 milhões de pessoas. “Nós estamos no momento de seca. Vamos exigir a potência máxima nesse momento de teste, mas a tendência é que essa produção seja enquadrada na vasão do rio. A geração diminui em períodos de seca e vai pra capacidade máxima em momentos de chuva “, aponta Ricardo.