UFMT diminui participação em eventos científicos devido corte de verbas

As viagens para eventos de pesquisa e aulas de campo, de alunos da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), de todos os câmpus do estado, irão diminuir devido ao corte de 30% em recursos para a educação, que foi anunciado pelo Ministério da Educação (MEC).

Além dessa medida, a suspensão dos editais de mobilidade entre as instituições públicas de ensino superior de Mato Grosso previsto para 2019 e de mobilidade internacional para técnicos em educação e a redução dos recursos voltados para capacitação dos servidores, também serão adotadas para poder amenizar a situação.

Conforme a reitora Myrian Serra, é necessário que esse decreto seja revertido, pois o funcionamento da universidade está em risco. “Se isso não ocorrer, os contratos não serão honrados, o que inviabilizará o funcionamento da universidade no segundo semestre”, aponta.

As áreas mais afetadas com o corte de investimentos é a de pesquisa e pós-graduação, na qual 66 programas existem foram atingidos. Atualmente, a UFMT possui mais de 680 projetos de extensão atuando diretamente nas comunidades em que se insere e esse número chegaria a mil até o final do ano. No entanto, o bloqueio pode inviabilizar a continuação desses projetos.

Manifestação
Uma reunião realizada na quarta-feira (8), entre membros da administração superior, diretores de unidades acadêmicas dos cinco câmpus, representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE), do Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos (Sintuf/MT) e da Associação dos Docentes (Adufmat – Seção Sindical), definiu que na próxima quarta-feira (15), uma mobilização, com ato unificado em defesa da educação pública será realizada. No período da manhã, a mobilização será nos câmpus e, à tarde, em ruas e praças ainda não definidas.

Menos verba
O montante que deixará de ser repassado para a universidade chega na casa dos R$ 34 milhões e conforme a reitora Myrian Serra, o ato de cortar investimentos vai contra o desenvolvimento do país .

Leia também: CORTE DE VERBA EM UNIVERSIDADES E INSTITUTOS CHEGA A R$ 78 MILHÕES EM MT

Na Universidade Federal são 113 cursos de graduação, sendo 108 presenciais e 5 na modalidade a distância (EaD), em 33 cidades mato-grossenses: 5 Câmpus e 28 polos de EaD. Além disso, são oferecidos 66 programas de pós-graduação entre mestrado e doutorado. Ao todo, são 25.435 mil estudantes. (Com assessoria)

CorteMECsinopUFMTVerba
Comentários (0)
Fazer Comentário