Tribunal de Contas aprova por unanimidades contas da prefeitura de Sinop

O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) emitiu, por unanimidade, durante sessão extraordinária dessa quarta-feira, 19, parecer prévio favorável à aprovação das contas anuais do município de Sinop, referentes ao ano de 2017, na gestão da prefeita Rosana Martinelli (PR).

Durante o julgamento das contas, após sustentação oral feita pelo advogado Rony de Abreu Munhoz, o Ministério Público de Contas retificou o parecer ministerial, que originalmente sugeria contrário à aprovação e, de forma oral, o procurador de Contas Getúlio Velasco Moreira Filho, mudou o parecer opinando pela aprovação.

A mudança do parecer do Ministério Público de Contas demonstra a qualidade da gestão da prefeita Rosana Martinelli que, juntamente com os servidores, promovem uma gestão de qualidade e eficiência.

Na leitura do parecer, o conselheiro relator Moisés Maciel, afirmou ainda que a Prefeitura de Sinop cumpriu os percentuais e limites constitucionais e legais referentes à administração fiscal e aos investimentos nas políticas públicas de educação e saúde, além de respeitar o limite máximo de gastos com pessoal.

“Na educação apresentou desempenho superior a média Brasil e em dez dos indicadores avaliados. Sinop obteve pontuação dez, acima da média estadual que é 6,5. Na saúde superou a média Brasil em oito dos dez indicadores analisados atingindo a pontuação oito, acima da média estadual que é cinco”, asseverou o relator.

Eficiência na gestão

A emissão do parecer reforça ainda mais a eficiência da gestão da prefeita Rosana Martinelli, uma vez que, recentemente, a própria Controladoria Geral da União divulgou o ranking Escala Brasil Transparente (EBT), onde Sinop aparece com o maior índice de transparência do Estado de Mato grosso. O município ainda conquistou a 24ª colocação no ranking nacional.

O ranking feito pela CGU considerou o cumprimento da Lei de Acesso à Informação e Sinop obteve a pontuação de 9.5. Foram avaliados além das Capitais e Estados, 885 municípios com mais de 50 mil habitantes. (Com assessoria)

2017AprovaçãoContassinopTCE
Comentários (0)
Fazer Comentário