Testes de Covid-19 voltam a ser realizados em laboratórios da UFMT

A UFMT passa atender as demandas dos hospitais regionais de Sinop e Sorriso, realizando o diagnóstico de 30 amostras por dia.

Os testes de covid-19, RT-PCR, voltaram a ser realizados nos laboratórios da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus Sinop. O Lacen havia suspendido a realização de testes de covid-19 nos laboratórios da UFMT, no dia 22 de maio, devido as limitações de estrutura e a grande demanda de amostras a serem diagnosticadas.

A retomada ocorreu no dia 26 de junho, atendendo dois grandes centros onde há um aumento significativo no número de casos, Sorriso e Sinop, através de seus hospitais regionais. Cada município tem 15 amostras diagnosticadas por dia, conforme a limitação do laboratório, devido aos insumos necessários.

Para que fosse retomada a realização de testes, foi necessária a recrutação de mais pessoas, que atuam como voluntários na causa. Em entrevista à 93 FM, a professora do curso de medicina veterinária da UFMT, Dr.ª Gisele Facholi, disse que o aumento de voluntários foi um fator positivo para que os testes voltassem a ser realizados.

“O aumento da equipe, então a gente conseguiu recrutar mais pessoas voluntárias para participar do projeto. Então hoje a gente tem na equipe cerca de 20 a 25 pessoas trabalhando no diagnósticos”, disse a professora.

A UFMT preparou seus laboratórios para que os testes fossem realizados de uma maneira segura. (Foto: Kaliu Menezes / TV Cidade Verde)

Entre os voluntários que trabalham no diagnóstico da covid-19, estão professores, residentes do hospital veterinário, estudantes da pós graduação, alunos dos cursos de medicina e farmácia. De acordo com Dr.ª Gisele, atualmente a Universidade não consegue aumentar o número de testes realizados.

“A gente não consegue, atualmente, aumentar a nossa capacidade de fazer os testes, então esse é o nosso limite, até porque a gente faz tudo manual. A gente emite o laudo em 48 horas, e voltamos a fazer porque conseguimos alinhar a quantidade de testes que chega”, revelou Gisele.

Pesquisadora, Dr.ª Gisele Facholi, professora do curso de Medicina Veterinária da UFMT, em Sinop. (Foto: Kaliu Menezes / TV Cidade Verde)

 

 

A suspensão

De acordo com a UFMT, a demanda encaminhada para a universidade extrapolou a capacidade de testagem diária.

“Isso acontece pois o espaço foi estruturado e equipado para uma demanda diária de 15 a 20 amostras, considerando os recursos humanos disponíveis para a realização de ensaios de biologia molecular, bem como os recursos financeiros obtidos por doação”, disse por meio de nota.

 

 

O Estado

Já a Secretaria de Estado de Saúde (SES) assegura que o laboratório não foi descredenciado e continua habilitado para realizar exames da COVID-19. A SES disse ainda, por meio de nota, que o Lacen não recusou os trabalhos realizados gratuitamente pela UFMT de Sinop.

“Aquela unidade não realizará análises de Covid-19 para todos os municípios da região devido à sua produção diária reduzida e o tempo mais longo de liberação de resultados. Portanto, o laboratório da UFMT de Sinop voltará a enviar as amostras para o Lacen e ainda definirá um público específico para testagem, considerando a capacidade de atendimento”, complementa a nota.

CoronavírusCovid-19diagnósticosEducaçãoHospital RegionalsinopSorrisotestes de covid-19UFMT
Comentários (0)
Fazer Comentário