UFMT de Sinop suspende realização dos testes de coronavírus

A UFMT disse que todas as amostras recebidas já foram analisadas e tiveram seus resultados lançados no Sistema Gerenciador de Ambiente Laboratorial

A Laboratório de Virologia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus de Sinop, suspendeu a realização do diagnóstico da Covid-19. A suspensão ocorreu no dia 22 de maio, apenas 2 dias após o início do procedimento.

De acordo com a UFMT, a demanda encaminhada para a universidade extrapolou a capacidade de testagem diária. “Isso acontece pois o espaço foi estruturado e equipado para uma demanda diária de 15 a 20 amostras, considerando os recursos humanos disponíveis para a realização de ensaios de biologia molecular, bem como os recursos financeiros obtidos por doação”, disse por meio de nota.

Com isso, o Escritório Regional de Saúde de Sinop, em acordo com a equipe do Laboratório de Virologia, entendeu que a UFMT não poderia processar, em tempo hábil, a demanda da região.

Sobre as amostras recebidas nos 2 dias, a UFMT afirmou que todas já foram analisadas e tiveram seus resultados lançados no Sistema Gerenciador de Ambiente Laboratorial – GAL/LACEN.

Sobre os equipamentos adquiridos exatamente para esse procedimento, a UFMT disse que eles serão utilizados em ações voltadas à prevenção e controle da pandemia na população de Sinop e região, conforme decisão da UFMT e de seus parceiros, Sinop Energia e Rotary Clube de Sinop Teles Pires.

O que diz o estado

Já a Secretaria de Estado de Saúde (SES) assegura que o laboratório  não foi descredenciado e continua habilitado para realizar exames da COVID-19.

A SES disse ainda, por meio de nota, que o Lacen não recusou os trabalhos realizados gratuitamente pela UFMT de Sinop. “Aquela unidade não realizará análises de Covid-19 para todos os municípios da região devido à sua produção diária reduzida e o tempo mais longo de liberação de resultados. Portanto, o laboratório da UFMT de Sinop voltará a enviar as amostras para o Lacen e ainda definirá um público específico para testagem, considerando a capacidade de atendimento”, complementa a nota.

CoronavírusCovid-19ExameslaboratóriosinopSuspensosUFMT
Comentários (0)
Fazer Comentário