O mundo está em constante processo de transformação. Aquilo que era uma tendência e algo totalmente inovador, logo é substituído por novas tecnologias, novas ferramentas digitais e novas máquinas. Assim, diante desse cenário em constante mudança, nos questionamos se nosso sistema educacional está preparado para as profissões do futuro.
Assim, é de extrema importância que nosso sistema educacional esteja apto para integrar as constantes mudanças das organizações em sua grade curricular, integrando seus acadêmicos às mudanças que ocorrem a uma velocidade notável.
Não é possível se apegar a apenas um modelo ou a um processo como algo absoluto. Precisamos saber lidar com a evolução, com o desenvolvimento de novas tecnologias, com a criação de novos processos.
Como sistemas preparatórios do mercado de trabalho, as universidades e centros educacionais devem transmitir aos seus acadêmicos o que nos faz evoluirmos a cada dia, e como eles, como estudantes, são parte fundamental desse processo.
Evoluímos para um mundo intensamente conectado, onde a informação é transmitida instantaneamente a milhares de pessoas, dando origem ao que chamados de a Era da Informação, onde a tecnologia nos possibilita o acompanhamento de informações e fatos em tempo real.
Mas no ramo empresarial, como lidamos com a rapidez com que tudo acontece? Como integramos a agilidade tecnológica em nossos processos internos? Como nos preparamos para lidarmos com ferramentas digitais em nosso cotidiano profissional?
Justamente nesses aspectos surge a necessidade de nos prepararmos academicamente para o mercado de trabalho, onde o sistema educacional desempenha um papel importantíssimo.
O sistema educacional está preparado para as novas profissões do futuro?
Mas no que diz respeito a qualidade do nosso sistema educacional, estamos sendo devidamente preparados para o mercado de trabalho? Pois bem, contamos com grandes universidades em nosso país, aptas a formarem profissionais preparados para os desafios do mercado de trabalho.
No entanto, há a necessidade de inovação constante, de tornar o sistema de ensino aplicável e realista, de trazer tópicos do dia a dia educacional à grade curricular das universidades e centros educacionais.
Não há uma fórmula pronta, algo que o acadêmico aprenda e que irá segui-la ao longo de sua trajetória profissional. Pois o mercado de trabalho é maleável, ele se adapta à nossa realidade e integra fatores sociais e econômicos do meio em que vivemos.
Novas tecnologias sempre irão surgir para superarmos desafios e otimizarmos processos, assim, ressaltamos a necessidade de ferramentas tecnológicas em nosso sistema de ensino, onde o acadêmico possa criar um vínculo, uma percepção sobre a necessidade de estarmos constantemente integrados às novas tecnologias.
Pois grande parte da nossa evolução, como sociedade, ocorreu devido a evolução tecnológica, devido à otimização de processos, onde os meios tecnológicos foram criados para transformar nossa perspectiva sobre o mundo, expandindo nossos horizontes e nos fazendo alcançar patamares cada vez mais elevados.
Contudo, nossa evolução e desenvolvimento precisam ser um processo constante, onde diariamente nos empenhamos em compreender e desenvolver novas tecnologias, onde saibamos identificar desafios que precisam ser superados e apliquemos nosso conhecimento à construção de um mundo conectado, digital e notavelmente tecnológico.
Em sala de aula, os acadêmicos se preparam para enfrentar os desafios que integram o mercado de trabalho, sendo ainda, sua base para encontrar soluções cabíveis e inovadoras para o cotidiano organizacional.
Assim, podemos notar que as universidades e centros de ensino são parte fundamental da transformação tecnológica, onde as mudanças ocorrem dentro e fora da sala de aula, e como acadêmicos e profissionais, somos parte fundamental de toda a mudança aplicadas às empresas ao longo de seu desenvolvimento.