Sinop pode ter o 1º conglomerado Policial do Estado com todas as delegacias em um mesmo local

A Cidade da Polícia terá como base, um prédio a ser reformado no Setor Industrial de Sinop, com um terreno de aproximadamente 4 mil metros quadrados, e cerca de 2,2 mil metros quadrados construídos.

Sinop pode receber da Polícia Judiciária Civil do Estado de Mato Grosso, a ”Cidade da Polícia”, um local onde serão reunidas todas as delegacias de Polícia do município de Sinop. A informação foi confirmada pela assessoria de comunicação da instituição, onde também disponibilizou imagens do projeto no site oficial.

A Cidade da Polícia terá como base, um prédio a ser reformado no Setor Industrial de Sinop, com um terreno de aproximadamente 4 mil metros quadrados, e cerca de 2,2 mil metros quadrados construídos. De acordo com a Polícia Civil, o lugar contará com um espaço confortável e adequado para o trabalho policial.

O local escolhido reunirá em um só endereço a Delegacia Regional de Sinop, a 1ª Delegacia de Polícia, a Delegacia Especializada de Roubos e Furtos, a Delegacia Especializada de Defesa da Mulher Criança Adolescente e Idoso e o atendimento de plantão. Segundo informações, trata-se de um antigo hotel, que será reformado.

No total, a estrutura predial contará com 67 salas, 33 banheiros, estacionamento coberto para 16 veículos e aberto para aproximadamente de 35 carros, área verde de 700 metros quadrados, além de um espaço apropriado que será disponibilizado para Polícia Militar.

Trata-se de uma solicitação das delegacias de Polícia Civil de Sinop, que atualmente não possuem condições adequadas, se falando em estrutura física. A PJC-MT já autorizou os trâmites com o proprietário do imóvel, que a partir de agora, aguarda um posicionamento do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SESP).

O Delegado Geral da PJC do Estado de Mato Grosso, em visita ao local onde deve ser reformado. (Foto: Assessoria)

Caso seja assinado pelo secretário estadual, o contrato prevê a entrega da reforma à Polícia Civil em um prazo de quatro a cinco meses. Nos bastidores, há uma expectativa muito grande para que o contrato seja assinado, tendo em vista as condições dos atuais prédios das delegacias do município.

O proprietário do local, de acordo com a assessoria, demonstrou interesse na locação do imóvel, garantindo a reforma e a entrega do prédio, nos moldes da proposta elaborada pela equipe de Gerência de Acompanhamento de Projetos e Convênios e Obras, da Diretoria de Execução e Estratégica (DEE), da Polícia Civil.

Segundo as informações, a nova delegacia ficará próxima à uma grande loja da cidade, facilitando o acesso e a resposta imediata da força policial em eventuais emergências. Está previsto em contrato, a entrega de aparelhos de ar condicionado, em todas as salas, e divisórias, além da construção de celas, pintura e layout da identidade visual da Polícia Civil.

Conforme o delegado regional de Sinop, Douglas Turíbio Schutze, a local batizado como “cidade da polícia” colocaram todas as delegacias do município juntas, o que certamente facilitará muito o acesso da população.

“Para a Polícia Civil essa mudança inédita representará um marco e será uma grandeza para nós. O prédio ficará muito bonito conforme o projeto, e queremos acreditar que estando todos em um só endereço, teremos um maior número de policiais disponibilizados no mesmo local e maior número de viaturas, sendo que nos casos de uma urgência a resposta será de imediata”, destacou o delegado Douglas Turíbio Schutze.

Durante visita na cidade, o delegado geral Mário Dermeval Aravechia de Resende, falou sobre Sinop considerada uma cidade muito grande porém possui unidades mal instaladas e que não acompanharam a evolução do crescimento da região.

Vista do estacionamento em projeto. (Foto: Divulgação)

A intenção hoje com o efetivo que ainda foge do ideal, é a criação da “cidade da polícia” com a centralização das delegacias em um local amplo, onde poderemos otimizar pessoal e unir as forças do efetivo para que o resultado seja mas significativo e que a Instituição consiga ter maior eficiência em relação aos trabalhos desenvolvidos.

“A Diretoria entende que a economicidade e a melhor otimização dos servidores são os principais pontos a serem considerados. Sinop merece uma unidade da Polícia Civil ampla e que atenda o cidadão de forma centralizada, de maneira digna, e que traga boa representativa para a instituição. A perspectiva é que o prédio seja entregue a tempo com os novos critérios de padronização, e que tenha excelentes condições de trabalho para os profissionais e excelentes condições de atendimento para a população”, disse Mário Dermeval. (93 FM com Assessoria)

cidade da PolíciaConglomerado PolicialEstadoMato GrossoPolíciaprimeira cidade policialSegurança Públicasinop