Em 3 dias, Sinop foi a cidade que mais registrou raios em MT

Mato Grosso registrou 601 mil raios em todo território. Conforme explica a Energisa, por conta do grande volume de descargas elétricas, houve aumento dos casos de interrupção no fornecimento de energia.

Em 3 dias dessa semana, Mato Grosso registrou 601 mil raios em todo território. As descargas elétricas provocadas pela mudança climática e chegada de chuvas causou interrupção no fornecimento de energia em várias localidades. Para o fim de semana, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) tem alerta de tempestades para 20 dias.

Segundo a empresa Energisa, as descargas elétricas ocorrem por conta da brusca troca de temperatura quanto maior for a diferença entre o ar frio que chega e o ar quente que já está no lugar, mais forte é o vento e a chuva gerados.

Nesses dias citados, o impacto foi maior na região de Sinop (500 km ao Norte). Em cidades como Alta floresta, Paranaíta, Matupá, Nova Guarita, Nova Santa Helena e Novo Mundo o volume de ocorrência foi quase 4 vezes maior que o normal. Mas também há pontos de atenção nas regiões metropolitana e de Rondonópolis.

“O que se deve ter atenção é a força dessa mudança climática. Ter chuva é normal. Ter tempestade o tempo todo não. Mas esse é um evento que precisa ser estudado melhor. Agora é importante dizer que essas condições de calor entrando em choque com a umidade, geram nuvens com grandes extensões, criando temporais”, explica o climatologista na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Rodrigo Marques.

Conforme explica a empresa, por conta do grande volume de raios houve aumento dos casos de interrupção no fornecimento de energia. Nos 3 dias registradas 3,7 mil ocorrências, mais que o dobro do volume normal verificado.

“Algumas regiões preocupam mais porque são de difícil acesso. Árvores inteiras caíram sobre a rede e os raios danificaram alguns equipamentos, mesmo com todo sistema de proteção que nós temos. Mas é importante dizer que nós priorizamos e redirecionamos nossos reforços para atender a falta de energia”, garante o gerente de operação da Energisa Mato Grosso, Thiago Martins.

Com a chegada do tempo chuvoso, a atenção deve ser direcionada a poda de árvores com galhos próximos a rede elétrica. A empresa faz a poda preventiva, mas os moradores também devem ficar atentos ao cenário de raios em torno de casa.

Chico Ferreira

(Com Gazeta Digital)

Leia Também –

Acompanhe outras Notícias no Jornal da 93FM 

Mato GrossoRaiossinop