Sinop faz campanha de conscientização na Semana Nacional do Trânsito

A Guarda Municipal de Transito faz abordagens e orientações aos condutores que trafegam no trânsito de Sinop.

O município de Sinop, através da Secretaria Municipal de Trânsito, está realizando a campanha de conscientização aos condutores de automóveis e motocicletas, sobre a percepção de riscos e a preservação da vida. Isso ocorre em celebração à Semana Nacional do Trânsito, que é adotada por muitas cidades de todo o Brasil.

A campanha foi oficialmente iniciada na última segunda-feira (22) e, em Sinop, será finalizada na próxima sexta-feira (25), nas proximidades do bairro São Cristóvão. O cronograma apresentado pela secretaria de trânsito prevê:

  • Segunda-feira (21) – Praça Plínio Callegaro;
  • Terça-feira (22) – Praça das Bandeiras; 
  • Quarta-feira (23) – Em frente ao Cemitério;
  • Quinta-feira (24) – Av. André Maggi, e
  • Sexta-feira (25) – Bairro São Cristóvão.
Sinop adere a Semana Nacional do Trânsito. (Foto: Marcelo Jhonnes / 93 FM)

Para conscientizar a população, a equipe de Educação do Trânsito estará nos pontos já citados realizando as abordagens aos condutores, solicitando a redução da velocidade, os cuidados com a sinalização, com os cruzamentos e a visibilidade nos retrovisores.

Dirigir falando ao celular pode ser considerada uma infração gravíssima e, de acordo com o diretor de Educação para o Trânsito de Sinop, Benhur Carvalho, além dos pontos perdidos na carteira de habilitação, o infrator deverá pagar uma multa.

“Se ele falar ao celular é uma infração média de quatro pontos e 130 reais e 16 centavos, mas se ele for pego segurando o celular na mão ou manuseando – que é digitando ele ou mandando mensagem – é uma infração gravíssima. Ele vai perder 7 pontos na habilitação e vai pagar uma multa de R$ 293,47”, disse Benhur à 93 FM.

Também é considerada uma infração grave, com perda de cinco pontos na CNH, conduzir veículo automotor sem o devido uso do cinto de segurança. A multa é de R$ 195,23 para infratores que cometerem tal ato, além de aumentar as chances de perder ou tirar a vida de alguém, em casos de acidente de trânsito.

“Um condutor, quando ele é projetado para frente em um impacto – pode ser na menor velocidade ou na maior velocidade – ele sofre uma ação de 35 vezes o peso dele, então são toneladas de impacto. Ele vai bater a cabeça no para-brisa, contra a ferragem, vai ter traumatismo, ai ele pode precisar de hospital, internação, vai mobilizar viaturas, ambulâncias… então o custo é muito alto”, disse o diretor.

Equipes da Guarda Municipal de Trânsito de Sinop estão diretamente envolvidas na Semana Nacional do Trânsito, sendo que cada servidor deve direcionar sua atividade a ser desenvolvida.  Projetos para trabalhar a conscientização de crianças, adultos e colaboradores de empresas também são desenvolvidos pela secretaria.

ConscientizaçãoEducação do TrânistoSecretariaSemana Nacional do Trânsitosinoptransito