Sinop conta com um posto de coleta especifico para COVID-19

A Prefeitura de Sinop montou uma unidade coleta especifica para realizar testes rápidos de COVID-19. O espaço foi preparado pela Secretaria Municipal de Saúde, e está em funcionamento desde ontem, quinta-feira, dia 21, na avenida Embaúbas, sob esquina com Itaúbas.

Conforme a secretária adjunta da pasta, Daniela Galhardo, todo paciente que esteja com suspeita de ter contraído o coronavírus, deve passar primeiro por uma avaliação média em uma das Unidades Básicas de Saúde (Menino Jesus, Ibirapuera, Palmeiras e Sebastião de Matos) que atendem pessoas com sintomas gripais. “Se for do entendimento do médico de que o paciente necessita fazer a testagem, a própria equipe do postinho entra em contato com a unidade de coleta e agenda um horário para a realização do teste”, explica.

Segundo Daniela, quando o paciente chega ao local, as equipes já estão com todos os seus dados preenchidos e o atendimento é realizado rapidamente. O ambiente de coleta é todo higienizado após a saída de cada paciente e os profissionais estão devidamente paramentados.

Leia também: Saiba como são os exames da covid-19 no SUS e em laboratórios particulares

O resultado do exame é entregue dentro de 24 horas de forma online. Enquanto isso, o paciente deve aguardar dentro de sua residência.

Caso seja positivado para COVID-19, a Central da Epidemiologia, junto com a Universidade Federal de Mato Grosso, campus Sinop, estará realizando o monitoramento diário do cidadão infectado.

Reforçando, que o paciente não deve procurar a unidade por conta própria, é necessário um encaminhamento médico para que ele seja atendido. (Com assessoria)

Para entender como é feito o exame de coronavírus, é necessário compreender antes a realização desse exame no Sistema Único de Saúde (SUS). A orientação da Secretaria Estadual de Saúde (SES) é que a pessoa com sintomas graves como febre e dificuldades para respirar, procure a Unidade Básica de Saúde (UBS), mais próxima de sua residência, pois, conforme o Ministério da Saúde, essas são as unidades de saúde que realizam os primeiros atendimentos dos casos de síndrome.

Ao chegar na unidade, o paciente deve narrar os sintomas que possui durante a consulta. O profissional médico irá identificar se o caso é uma Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Se sim, a unidade irá notificar o caso à equipe da Vigilância Epidemiológica Municipal da respectiva cidade.Depois deste procedimento, o médico solicita a coleta de amostra biológica para exames de Biologia Molecular (RT-PCR), que detecta a presença, ou não, do vírus SARS COV 2, que é o nome científico do coronavírus, ou de outros vírus respiratórios. O material é enviado ao Laboratório Central do Estado (Lacen), que analisará a amostra.

ColetaCoronavírusCovid-19Postosaudesinop
Comentários (0)
Fazer Comentário