A prefeitura de Sinop homologou a contratação da empresa que irá construir a primeira maternidade pública municipal.
O contrato, vinculado ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), totaliza R$ 54,2 milhões e foi firmado com uma construtora de Salvador, na Bahia.
Ainda não há data definida para a assinatura da ordem de serviço, que permitirá o início das obras.
Uma vez emitida, o prazo para conclusão é estimado em 540 dias, ou 18 meses. Esta construção visa atender a uma demanda histórica da rede pública de saúde, uma vez que Sinop não dispõe de maternidade própria e realiza partos via contrato com hospital particular.
A nova unidade de saúde será localizada na rua dos Araxás, esquina com a rua dos Sabarás, no bairro Jardim Belo Horizonte.
A prefeitura destaca que a falta de uma maternidade pública específica limita sua autonomia na organização dos serviços obstétricos e neonatais, além de incorrer em custos elevados com serviços privados. Em 2023, foram realizados aproximadamente 3.276 partos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Sinop, todos no hospital conveniado.
O projeto da maternidade prevê uma unidade de porte 1, com capacidade para até 100 leitos, focada em gestação de alto risco. A estrutura incluirá
- centro de parto normal intra-hospitalar
- suítes para pré-parto, parto e pós-parto
- centro cirúrgico e obstétrico
- alojamentos conjuntos
- quartos de internação para gestantes de alto risco
- Unidade de Terapia Intensiva neonatal
- unidade de cuidados intermediários
Conforme informado anteriormente, inicialmente, a maternidade seria construída na avenida das Figueiras, no residencial Delta. Entretanto, o município optou por mudar o local para o Jardim Belo Horizonte, alegando que a nova área possui dimensões maiores e melhores condições para o desenvolvimento do projeto.