Secretário confirma que contrato para abertura de novos leitos no Regional de Sinop foi assinado e deve visitar a unidade na quinta

Gilberto Figueiredo, que é o Secretário Estadual de Saúde, confirmou que o contrato foi assinado e a empresa já está montando os equipamentos.

O contrato para a abertura de 10 novos leitos de UTI e 20 leitos de enfermaria no Hospital Regional de Sinop já foi assinado e a empresa trabalha na montagem dos equipamentos. A informação foi confirmada pelo secretário Estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, durante uma live na manhã desta terça-feira (26).

Questionado pela equipe da 93 FM sobre a previsão para a abertura, Gilberto não repassou uma data, mas confirmou que os precedimentos já são realizados.  “Já foi assinado, a empresa já está fazendo a montagem dos equipamentos pra ampliar, além dos 10 leitos de UTI Covid pra mais 10”

Gilberto confirmou na live que na próxima quinta-feira (28) deve visitar o hospital de Sinop para verificar como está o andamento dessa implementação dos novos leitos. “Dou um pulo ao município de Sinop, pra supervisionar as obras de modernização do nosso hospital de Sinop”,

Atualmente, 20 leitos de enfermaria e 10 UTI’s que são específicas para o tratamento de pacientes com a doença Covid-19, são disponibilizadas à toda a população da região norte de Mato Grosso e até do sul do Pará. De Sinop, por exemplo, três pacientes estão hospitalizados em uma Unidade de Terapia Intensiva.

Assista a resposta do secretário, na íntegra, a partir do minuto 21:

 

Na semana passada, o diretor do Hospital Regional de Sinop, Jean Carlos Alencar, esteve no Jornal da 93 e assegurou a abertura desses novos leitos. Ele também confirmou que pacientes de Sorriso, Nova Mutum e do Pará também estavam internados na unidade hospitalar. LEIA AQUI

Regional Sinop

O Hospital Regional de Sinop, até então, possui 16 respiradores, sendo que destes, 10 nas UTI’s e outros 6 em uma ala denominada de “Sala Amarela”.

Durante a live desta terça, o secretário Gilberto comentou sobre essas internações de pessoas de outros municípios. O chefe da pasta da saúde reforçou que o Regional de Sinop é um hospital público e que é estruturado para ofertar atendimento para qualquer pessoa, independente de onde ela mora.

“Ele atende pessoas de toda a região, por isso ele chama regional, né? Existe aqueles que acham que os leitos que estão lá disponíveis são apenas para pacientes que residem em Sinop, isso é um equívoco. Ele é um leito disponível para pacientes que estejam no estado de Mato Grosso,  ou que não resida aqui, mas que esteja no estado de Mato Grosso. Assim que funciona o SUS, o Sistema Único de Saúde, né? Então não são leitos exclusivos para moradores de um único município”, disse na coletiva virtual.

Figueiredo também argumentou que as unidades de Hospitais Regionais estão distribuídas estrategicamente pelo estado para que se tenha uma logística mais fácil e mais econômica, entretanto que qualquer mato-grossense poderá utilizar dos leitos disponíveis em qualquer hospital público.

“Se tiver uma vaga numa UTI de Sinop e ela não existir no município de Cuiabá, vai pra lá o paciente que precisar do leito de UTI, assim como é correto afirmar que se for um paciente de Sinop e região  e não houver leito disponível lá ele vai pra Cuiabá. Então são leitos de UTI disponível para o estado de Mato Grosso e não exclusivamente para nenhum município”, reforçou.

Em Sinop, além das 3 pessoas internadas em UTI, outras 8 estão em isolamento domiciliar. Mais 2 aguardam os resultados dos exames e, ainda, são consideradas suspeitas. 35 casos já foram confirmados, sendo que 22 pessoas já se recuperaram. Além disso, 139 amostras apresentaram resultados negativos.

Mato Grosso

Em 24 horas, ou seja, de domingo (24)  para segunda-feira (25), surgiram 130 novas confirmações. Deste modo, Mato Grosso já registrou 1594 casos da doença. Contudo, 499 pessoas já se recuperaram. 107 pacientes estão internados sendo 61 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 46 em enfermaria. Isso, conforme a SES.

VEJA AQUI OS DADOS DA ATUALIZAÇÃO MAIS RECENTE

ContrataçãoContratoempresaEnfermariaHospital RegionalLeitosPacientesSESsinopUTI
Comentários (0)
Fazer Comentário