Secretaria de Saúde confirma a primeira morte em Cuiabá por coronavírus

Nesta tarde, há uma expectativa para que o caso esteja incluso no boletim informativo do Estado.

Com 79 casos confirmados com a doença Covid-19, a Capital Cuiabá registrou a primeira morte por coronavírus no município. A informação foi repassada pela Secretaria Municipal de Saúde à Secretaria Estadual, na manhã desta quinta-feira (16). Nesta tarde, há uma expectativa para que o caso esteja incluso no boletim informativo do Estado.

Trata-se do 5º óbito no Estado, caso seja incluso nos registros informativos da Secretaria Estadual, que vem atualizando diariamente um boletim e disponibilizando aos jornalistas mato-grossensses. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), foram registrados 151 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, até a última quarta-feira (15).

As mortes registradas no Estado, em decorrência da Covid-19, foram em municípios do interior. Cidades como Lucas do Rio Verde, Cáceres, Aripuanã e Rondonópolis tiveram pacientes que não resistiram aos sintomas da doença e vieram a falecer. O Ministério da Saúde confirmou na terça-feira (14), 28.320 casos da Covid-19 no Brasil e 1.736 óbitos por coronavírus.

Recomendações

Atualmente, não existe vacina para prevenir a infecção pelo novo coronavírus. A melhor maneira de prevenir a infecção é evitar ser exposto ao vírus. Os sites da SES e do Ministério da Saúde dispõem de informações oficiais acerca do novo coronavírus. A orientação é de que não sejam divulgadas informações inverídicas, pois as notícias falsas causam pânico e atrapalham a condução dos trabalhos pelos serviços de saúde.

O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:

  • – Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;
  • – Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
  • – Evitar contato próximo com pessoas doentes. Ficar em casa quando estiver doente;
  • – Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;
  • – Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção). (93 FM Com Assessoria)

CoronavírusCovid-19CuiabáCuiabá registra casospandemiaPrimeira morte por covid-19 em Cuiabásaude
Comentários (0)
Fazer Comentário