“Saber que eu posso voltar a interagir é muito satisfatório”; diz secretário sobre recuperação; Assista

Kristian Barros é a autoridade máxima em Saúde no município de Sinop e está entre as primeiras pessoas a contrair o vírus.

“Saber que eu posso voltar a interagir com as pessoas é muito importante, é muito satisfatório”. Essas são as palavras do secretário de Saúde de Sinop, Kristian Barros, que conversou com a equipe da 93 FM, e respondeu algumas perguntas sobre como foi a recuperação do Coronavírus.

Kristian é a autoridade máxima em Saúde no município de Sinop e está entre as primeiras pessoas a contrair o vírus. Assista o vídeo no final desta matéria.

Leia na íntegra as respostas do secretário:

1 -Secretário, o senhor disse em uma coletiva que é assintomático, mas existem relatos de pessoas que tiveram dores muito fortes e muita febre. Explica como foi exatamente o seu isolamento e os que você sentiu?

Resposta: A palavra assintomática é a pessoa que não tem sintomas, ou seja, que não sentiu nada, né? Então no meu caso, como assintomático, eu não senti, não tive sintomas de febre, dor no corpo, falta de ar. Nós primeiros 3 dias eu tive uma dor de cabeça leve, que eu não costumo ter e também uma sensação de falta de ar, não necessariamente é uma falta de ar, mas uma sensação de que a gente não consegue completar as palavras. Duraram cerca de 3 dias e depois eu não senti nada, ou seja, eu fiquei assintomático o restante do período todo, que hoje já duram 16 dias.

 

2- As outras duas pessoas, a enfermeira e a mulher de 42 anos também eram assintomáticas? Fala sobre essa diferença entre quem sente mais os sintomas, por favor.

Resposta: No caso das outras duas pessoas elas ficaram sintomáticas, ou seja, tiveram sintomas, elas sentiram algo. Então elas estavam com febre, com coriza nasal, tosse, dor no corpo, porém esses sintomas, ou seja, o que essas duas pessoas estavam sentindo, eram sintomas leves, que não houve a necessidade de manter em internação como a gente fala em sintomas graves. Essa é a diferença entre uma pessoa que sente, sintomática, e de uma pessoa que não sente nada da doença que é assintomática.

 

3- Como é voltar a rotina “normalmente” depois desse período de isolamento?

Resposta: É uma sensação muito boa, como eu já havia dito em algumas reportagens, eu tenho um carinho muito grande com a população e essa necessidade pessoal de estar interagindo de forma presencialmente com as pessoas. Então saber que neste momento eu me sinto recuperado, eu já passei o meu período de isolamento e saber que eu posso voltar a interagir com as pessoas é muito importante, é muito satisfatório.

 

4 – Qual é a mensagem pra população visto que o senhor é a maior autoridade de saúde de Sinop e contraiu a doença?

Resposta: Acho que fica aqui a mensagem de que todos, todos devem ter essa consciência, conscientizar que nós devemos seguir as recomendações de precaução, de prevenção, de sair de casa se tiver realmente uma necessidade. De usar a máscaras, isso já é um decreto do governo estadual, usar máscara em todas as situações, lavar as mãos o máximo de vezes ao dia e se possível também usar o álcool em gel. Evitar essa aglomeração que a gente vem acompanhando aqui na cidade e as pessoas continuam se aglomerando. Então assim, tenham consciência, é uma doença grave, o vírus se transmite com uma velocidade muito grande e você não vai saber nunca se você vai ser assintomático, ou se você vai precisar de uma internação hospitalar, então conscientização pessoal, isso é o mais importante.

Assista:

CoronavírusKristianRecuperaçãosaudeSecretáriosinop
Comentários (0)
Fazer Comentário