Rendimento Escolar do Meu Filho Caiu Com a Pandemia

Veja Dicas Para Melhorar o Processo de Aprendizado do Seu Filho

Diversos foram os desafios impostos pela pandemia do novo coronavírus, trazendo impasses desde a área de saúde, até o meio social. Tivemos que reaprender a exercer as atividades do nosso dia a dia, e inúmeras mudanças mudaram por completo a forma como enxergamos o mundo. No que diz respeito às crianças, a pandemia afetou de forma significativa o rendimento escolar dos pequenos. 

Para as crianças, entender a dimensão dos problemas que estamos enfrentando, pode não ser uma tarefa assim tão simples, e por isso, os pais possuem papel fundamental no processo de compreensão dos pequenos sobre os desafios que estamos enfrentando. 

E mais do que isso, precisamos ajudar as crianças a continuarem aprendendo e se desenvolvendo em meio às mudanças trazidas pela pandemia do novo coronavírus, garantindo assim, seu processo de aprendizado e desenvolvimento intelectual. 

Você notou que o rendimento escolar do seu filho caiu em decorrer do isolamento social e da impossibilidade de frequentar a sala de aula? Se sim, existem medidas capazes de reduzir o impacto da pandemia sobre o processo de aprendizado do seu pequeno. 

Assim, é importante compreendermos que o desenvolvimento intelectual é fundamental para os pequenos, e que devemos garantir maneiras de auxiliar as crianças a continuarem a aprender, mesmo em meio a este cenário desafiador no qual estamos vivendo. 

Assim, alguns dos principais desafios enfrentados pelas crianças na hora de estudar em casa são: 

  • Dificuldade de separar os momentos de lazer da hora de estudar 
  • Distrações que impossibilitam sua concentração 
  • Dificuldade de entender o porquê é preciso estudar 

Dessa forma, como pais e responsáveis, devemos ajudar as crianças a superarem tais desafios e conseguirem ter um bom rendimento escolar mesmo estudando em casa. Pois as crianças possuem uma elevada capacidade de aprender, e estão constantemente a fazer nova descobertas, e por esse motivo, devemos auxiliá-las em seu processo de aprendizado. 

Rendimento escolar do meu filho caiu com a pandemia

Algumas dicas capazes de auxiliar as crianças, e também os pais e responsáveis, a ter uma boa rotina de estudo em casa são: 

  • Horário de estudo 

Ter um horário pré-definido para o momento de estudar é o primeiro passo para estabelecer uma rotina de estudo para o seu filho. Assim, estabeleça qual será o horário diário no qual a criança precisará estudar. 

Ressaltamos também que é necessário fazer algumas pausas na hora de estudar, para que seu pequeno, e também os pais ou responsáveis, não fiquem sobrecarregados mentalmente, garantindo assim, um bom processo de aprendizado. 

  • Prepare uma aula para a criança 

Estudar não é somente sobre abrir um livro, ler e realizar as atividades propostas. Tente separar um tempinho para preparar a aula do seu pequeno com antecedência, enriquecendo o processo de aprendizado com aulas práticas, jogos, atividades dinâmicas e conteúdos criativos que estimulem o senso cognitivo da criança. 

Aulas interativa, onde a criança participa ativamente do processo de aprendizado, tendem a surtir efeitos notavelmente superiores quando comparadas às aulas em que os pequenos não participam e não são estimulados a interagir com o conteúdo que está sendo proposto. 

  • Converse 

Se você notou que o seu filho não está conseguindo alcançar um rendimento escolar satisfatório, é importante conversar com ele sobre quais fatores podem estar atrapalhando o seu processo de aprendizado. 

Tente entender se a criança está sentindo falta da dinâmica escolar ou dos coleguinhas, ou se está sendo difícil para ele entender os desafios que a pandemia trouxe aos nossos dias. Pois assim, você será capaz de compreender e tentar encontrar uma solução para os fatores que estão interferindo na aprendizagem do seu filho. 

É muito importante que sejamos pacientes e empáticos para com as crianças, ajudando-as a continuarem a aprender e a se desenvolver apesar de todas as mudanças e situações desafiadoras que estamos vivenciando.

criançasrendimento escolar
Comentários (0)
Fazer Comentário