Relação Pais e Filhos: O Diálogo é a Chave Para Uma Boa Relação

A relação pais e filhos é algo que requer muita atenção, sendo indispensável para a saúde mental das crianças e também do adolescente.

O primeiro contato que a criança estabelece no mundo é com os pais, e essa relação será a base dela em suas próximas conexões.

Ou seja, se a sua relação com seu pequeno for baseada no diálogo, amor, carinho e compreensão, essa criança certamente não terá tantos problemas em suas próximas relações se comparada a uma criança criada em um ambiente conturbado, com pouco afeto e atenção,

O que queremos dizer é que tudo que acontece na primeira infância, mesmo que a criança não lembre dessas situações no futuro, estará ligada diretamente na sua personalidade, temperamento e na sua maneira de se relacionar com outras pessoas.

Um exemplo muito comum desse tipo de comportamento são pessoas que associam a agressividade com o amor.

Quantas pessoas você já viu que possuem um relacionamento amoroso conturbado, baseado em brigas e agressões físicas e verbais, e mesmo assim essa pessoa lhe diz que ama o seu parceiro, ou parceira.

Isso porque de alguma forma essa pessoa aprendeu que o amor e a violência andam juntos, certamente por ter vivenciado situações similares em seu lar quando criança.

O fato é que devemos estar atentos ao modo como criamos nossos filhos a fim de evitar problemas posteriores.

Pais e filhos

Neste sentido, o diálogo é de suma importância na relação pais e filhos.

Todos os dias, separe um tempo para conversar com o seu pequeno, ouça o que ele tem a dizer sobre o seu dia, veja se ele está triste ou feliz e encontre sempre uma maneira de apoia-lo emocionalmente.

A falta de apoio emocional pode ocasionar problemas psicológicos como ansiedade, depressão, síndrome do pânico e distúrbios alimentares.

A maneira como você se relaciona com o seu pequeno é extremamente importante para ele, por isso, não deixe de ouvi-lo e dizer o quanto você o ama.

Isso o fará muito feliz

Comentários (0)
Fazer Comentário