Raiva Bovina é identificada em cidade do norte e 200 propriedades terão que vacinar rebanho; saiba onde

O rabanho de gado de mais de 200 fazendas terá que ser vacinado contra a doença Raiva Bovina em Sorriso. Isso porque foi diagnosticado um caso em um assentamento da cidade.

O Instituto de Defesa Agropecuária (Indea) de Sorriso orientou os donos de todas as propriedades rurais, num raio de 12 quilômetros, a vacinarem seus respectivos animais.

A doença foi identificada por um veterinário autônomo que foi chamado para atender uma vaca que estava prenhe. Entretanto, o profissional percebeu que o animal apresentava sinais da doença.

Ele então, orientou que a vaca fosse sacrificada e coletou amostras para exames. O resultado foi positivo para raiva. Neste sentido, o veterinário comunicou o Indea, que fez a notificação de todas as propriedades ao redor.

Os pecuaristas têm um prazo de 15 dias, a contar da notificação para fazer a vacinação. No caso dos bovinos, uma segunda dose deve ser aplicar 30 dias depois da primeira.

Segundo Do Indea, o fato não acarreta prejuízos ao mercado da carne. Porém, existe risco de transmissão da doença para o homem. Dessa forma, é preciso fazer a vacinação com urgência para eliminar os focos. (Com informações do G1 Mato Grosso)

Rebanho