Presidente da Câmara assume prefeitura antes do vice e gera tumulto

A cadeira do executivo estaria vaga desde o dia 05 de novembro, após a morte do prefeito, em decorrência da covid-19. De acordo com a mesa diretora, o vice-prefeito não teria comparecido à sede do legislativo, no prazo para tomar posse.

O presidente da Câmara de Vereadores, do município de São Braz do Piauí (PI), José Nilson Ribeiro (Progressistas), assumiu a cadeira de prefeito, que estava vaga desde o último dia 05 de novembro, quando o então prefeito Nilton Cardoso (MDB) faleceu vítima da covid-19.

Ele foi empossado nesta terça-feira (17), após vencer o prazo de 10 dias de vacância do executivo estipulado pela Juíza eleitoral.  foi empossado como prefeito nesta terça-feira (17) em meio a uma polêmica.

A polêmica está sendo gerada em torno da cerimônia, que deu posse ao presidente da casa legislativa ao invés do primeiro sucessor, o vice-prefeito Gilson Braga (MDB). De acordo com a mesa diretora da casa de leis, uma data foi estipulada para que o vice tomasse posse, porém não teria comparecido à sessão solene, no dia 15 de novembro.

O vice-prefeito alega que teria se colocado a disposição para assumir o cargo na segunda-feira (16). Devido ao não comparecimento, a Câmara de vereadores marcou para esta terça-feira (17), a cerimônia de posse ao cargo de prefeito.

A cerimônia contou com a presença de vereadores e lideranças políticas ligadas ao atual vice-prefeito, que questionaram a legitimidade da posse. Gilson também esteve presente no plenário e disse ao Cidade Verde que considera a posse ilegal e afirmou que já acionou a justiça para recorrer e tentar assumir o comando do município.

“É uma questão política, mas já estamos aguardando o posicionamento da justiça”, disse.

José Nilson Ribeiro deve permanecer à frente da Prefeitura de São Braz até o dia 31 de dezembro, quando fará a transição de comando à filha do falecido prefeito, Deborah Cardoso, que assumiu a candidatura do pai nas Eleições 2020 e foi vitoriosa com 57,76% dos votos válidos.

Gilson Braga dos Reis (MDB), o Gilsinho, que também fazia parte da chapa, deve continuar como vice-prefeito na próxima gestão. (Com Cidade Verde)

Veja o vídeo.

Deborah Cardosoeleições 2020Políticaprefeito morre de covid-19Prefeito Nilton CardosoSão Braz do Piauí
Comentários (0)
Fazer Comentário