Prefeitos do nortão irão se reunir para tomar decisões em conjunto sobre o coronavírus

A prefeita de Sinop, Rosana Martinelli, disse que a intenção é que no início do mês de julho esses leitos possam estar disponíveis.

Uma reunião entre a prefeita de Sinop, Rosana Martinelli, e outros prefeitos de municípios que compõem o Consórcio Público de Saúde Vale do Teles Pires, será realizada na manhã de quinta-feira (25), para debater assuntos relacionados a propagação do coronavírus na região.

“Para que possamos adotar as medidas em conjunto. Aqui em Sinop, Santa Carmem, Vera, Sorriso, Lucas, Nova Mutum. A ideia nossa, dos prefeitos, é que tomamos as medidas em conjunto”, disse a prefeita Rosana Martinelli à Rádio 93 FM.

Rosana afirmou também que trabalha para a abertura de mais 10 leitos de UTI no Hospital Regional. “Estamos nos mobilizando para adquirir equipamentos para montar mais 10 leitos de UTI aqui em Sinop. Estamos alinhados com a compra de equipamentos. Estamos alinhando um acordo com o Estado, que se nós montássemos esses 10 leitos aqui no Regional que tem o espaço para essa quantidade, o Estado entraria com a mão de obra e a manutenção”, complementa.

Martinelli disse que a intenção é que no início do mês de julho esses leitos possam estar disponíveis.

Leia também: Sinop tem 31 recuperados, 28 novos casos e 2 óbitos por Covid-19; mortes são 18

No dia 12 de julho a Secretaria Estadual de Saúde (SES), divulgou que outros 9 leitos de UTI específicos para tratamento de pacientes com a doença Covid-19 devem ser abertos em Sinop. Sorriso também deve receber 10 leitos e Nova Mutum, 20. Ao todo serão 39 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para atender aos pacientes da Covid-19 da região.

Os novos leitos de UTI serão abertos nos municípios de Nova Mutum, Sorriso e Sinop – Foto: Christiano Antonucci

Possível Lockdown

De acordo com uma classificação do Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Sinop está entre os municípios com o alto risco de contaminação pelo vírus. Com essa classificação, o Estado orienta algumas medidas de prevenção.

Entre as medidas estão a quarentena coletiva obrigatória no território do Município, por períodos de 15 dias, prorrogáveis, mediante reavaliação da autoridade competente, o controle do perímetro da área de contenção, por barreiras sanitárias, para triagem da entrada e saída de pessoas, ficando autorizada apenas a circulação de pessoas com o objetivo de acessar e exercer atividades essenciais, manutenção apenas de serviços públicos e atividades essenciais, em consonância com o Decreto Federal nº 10.282, de 20 de março de 2020, exceto academias, salões de beleza e barbearias.

De acordo com a prefeita Rosana Martinelli, essa possibilidade não está descartada, mas que as medidas são tomadas gradativamente. “Existe sim, sempre nós falamos desde o início, caso necessário nós tomaremos as medidas mais rigorosas, como na semana passada nós colocamos o toque de recolher”.

Entretanto, a prefeita menciona também que, mesmo havendo essa possibilidade, as ações serão adotadas para que o lockdown não aconteça. “Procurando tomar as medidas mais acertadas possíveis para que a gente não tenha que fechar novamente o comércio”.

VEJA MAIS NOTÍCIAS SOBRE O CORONAVÍRUS NA REGIÃO

 

 

 

 

ConsórcioMedidasPrefeitaReuniãoRosana MartinellisinopUTIVale do Teles Pires