Prefeito de Sinop quer discutir reequilíbrio na tarifa da água

A falta de um plano atualizado no município, impedia as tratativas do Executivo com a empresa para o realinhamento do preço. Acompanhe!!!!

Com a aprovação do novo Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) de Sinop, ocorrida nesta segunda-feira (27), em votação na Câmara Municipal de Vereadores, o prefeito de Sinop Roberto Dorner (Republicanos) poderá buscar pelo reequilíbrio do preço da água e esgoto. A falta de um plano atualizado no município impedia as tratativas do Executivo com a empresa para o realinhamento do preço.

“Fiz esse compromisso com a sociedade em rever esse contrato e baixar o preço da água. Agora vamos sancionar [a lei] e chamar essa empresa imediatamente para revermos esse preço absurdo. A população vai pagar água sim, mas tem que ser no preço justo”, pontuou o prefeito de Sinop.

O chefe do Executivo de Sinop,  também destacou o apoio dos vereadores na aprovação do projeto e ressaltou que as discussões dos valores da tarifa serão feitas junto com a sociedade civil organizada.

“Vou convidar um representante da Câmara e de cada entidade para que possamos tomar as decisões juntos”, acrescentou.

O Projeto de Lei n° 026/2022, de autoria do Pode Executivo, institui o Plano Municipal de Saneamento Básico do município, que compreende os serviços de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, drenagem e manejo das águas pluviais urbanas, unificando os serviços conforme estabelece o novo marco do saneamento básico. O projeto foi aprovado pelos vereadores em segunda última votação e agora será sancionado pelo prefeito de Sinop.

A secretária municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Ivete Mallmann Franke, ressaltou que a construção do PMSB foi um processo longo e com estudos minuciosos, para atingir um resultado que atenda às necessidades do município.

“É determinação do nosso prefeito Roberto Dorner rever todos os planos do município e o de saneamento é um deles. Com esse plano vigente, podemos proceder com algumas ações imediatas ou contínuas e outras que demandam orçamento e alinhamentos com os governos Federal e Estadual”, destacou a gestora da pasta, agradecendo o apoio unânime dos vereadores para aprovação.

Mallmann também ressaltou que ausência de um plano atualizado ( último foi construído em 2013 e deveria ter sido revisado em 2018), dificultava o trabalho do Executivo nas tratativas para redução da tarifa de água e esgoto junto à concessionária.

(Com Assessoria)

Leia também –

Acompanhe outras notícias no Jornal Integração 

Águas de SinopPrefeitura de SinopRoberto Dorner