PF abre inquérito sobre avião com cocaína que caiu em MT e pode ter saído da Bolívia

A ocorrência teve início quando a Polícia Militar localizou, na última segunda-feira, os destroços de uma aeronave em Reserva do Cabaçal e comunicou a Polícia Federal.

Um avião com cocaína caiu em Reserva do Cabaçal (MT), levando à apreensão de cerca de 120 kg de cloridrato de cocaína e à localização de dois corpos; a Polícia Federal instaurou inquérito para apurar o caso e possível tráfico internacional.

O que se sabe até agora

A ocorrência teve início quando a Polícia Militar localizou, na última segunda-feira, os destroços de uma aeronave em Reserva do Cabaçal e comunicou a Polícia Federal.

No local foram apreendidos aproximadamente 120 kg de cloridrato de cocaína e encontrados dois ocupantes sem vida entre os destroços. O material apreendido foi encaminhado à Delegacia de Polícia Federal em Cáceres, que conduz as investigações.

Perícia e apontamentos preliminares

Agentes da Polícia Federal realizaram, juntamente com a Politec, os levantamentos periciais no local para identificar a aeronave, confirmar as circunstâncias do acidente e identificar as vítimas. Segundo a PF, os trabalhos visam também reunir elementos que subsidiem a investigação criminal.

Informações preliminares indicam indícios de tráfico internacional de drogas, e há hipótese de que a carga ilícita tenha ingressado no país a partir da Bolívia. A PF afirmou que essa suspeita será apurada no curso do inquérito.

Medidas adotadas e próximos passos

Foi instaurado inquérito policial pela Polícia Federal para apurar a ocorrência, com foco na possível prática do crime de tráfico internacional de drogas e na identificação de todos os envolvidos na organização criminosa responsável pelo transporte da carga. A investigação deverá incluir cruzamento de dados aeronáuticos, análise da carga, perícias nos destroços e cooperação com órgãos internacionais se necessário.

Aspectos processuais

  • Encaminhamento do material: A droga foi levada à Delegacia da PF em Cáceres para registro e procedimentos legais.
  • Perícia técnica: Politec e PF realizaram os levantamentos periciais no local do acidente.
  • Investigação internacional: A possibilidade de origem da carga na Bolívia será objeto de investigação e eventual cooperação internacional.