Pets e Crianças: Os Benefícios Dessa Relação

Veja Como os Bichinhos Podem Ser Importantes Para os Pequenos

As crianças fazem a festa com os pets, e em muitas vezes, são os pequenos os propulsores da chegada dos bichinhos em casa. Principalmente no caso dos filhos únicos, a presença dos pets pode trazer um toque a mais para a diversão. Assim, neste post evidenciaremos os principais benefícios da relação das crianças com os animais de estimação.

O seu pequeno também é daqueles apaixonados por bichinhos? 

É genuíno ver o carinho que as crianças podem desenvolver com os pets, demonstrando sua capacidade de afeto, instinto de cuidar e senso para se divertir. Os cachorros são os principais protagonistas desta relação, sendo praticamente irmãos das crianças, inclusive na hora da bagunça. 

Muitas risadas e momentos que ficarão para sempre guardados em nossa memória surge através da interação das crianças com os pets. É algo simplesmente indescritível, pois, muitas vezes sem dizer nenhuma palavra, a criança e o animal de estimação se entendem de uma forma que nos foge à explicação.

E não é preciso muito para fazer com que os pequenos se divirtam com os pets. Muitas vezes, basta a presença um do outro para que a diversão comece. Os gatos também são ótimos para a relação pets e crianças, proporcionando muitos momentos divertidos ao lado dos pequenos. Mas não para por aí, os passarinhos e peixes também podem virar grandes paixões das crianças.

Mas, apesar da alegria evidente que surge através da interação das crianças com os pets, muitas pais se preocupam com esta relação, e quando o assunto trata-se do universo infantil, de fato devemos ser cautelosos e assegurar a saúde e o bem-estar dos pequenos, mas em geral, a relação das crianças com os animais de estimação pode ser imensamente benéfica, auxiliando, inclusive, no processo de desenvolvimento da criança.

Os principais benefícios da relação pets e crianças

  • Companhia para todas as horas 

Seja para brincar ou proteger, os pets são parceiros de todas as horas dos pequenos, criando um forte laço afetivo com os pequenos. A criação de laços afetivos com os pets acentua o desenvolvimento cognitivo infantil, e ainda auxilia no desenvolvimento do senso de cuidar.

De forma muito intuitiva, é comum que o animal de estimação desenvolva um senso de cuidado e proteção com a criança, sendo este um evidente laço do afeto desenvolvido entre a criança e o animal de estimação.

  • Desenvolvimento físico 

Os pets adoram brincar com as crianças, auxiliando no desenvolvimento físico e motor dos pequenos, onde o fato de brincar com os animais de estimação é também uma ótima forma de manter as crianças ativas fisicamente. Seja em uma simples brincadeira de jogar e pegar a bola, correr em um espaço aberto e viver grandes aventuras juntos, os animais são uma excelente forma de incentivar o brincar de forma ativa, sendo uma alternativa para evitar que as crianças passem tempo em excesso na frente das telas.

  • Equilíbrio emocional 

A convivência com pets é capaz de reduzir os níveis de estresse das crianças, auxiliando no equilíbrio emocional dos pequenos. A convivência da criança com o animal de estimação irá lhe ensinar muito sobre a dinâmica das relações, mostrando-lhes que o carinho e o afeto são elementos essenciais em nossas relações.

  • Observação 

Os pets ensinam os pequenos a observar, despertando o interesse dos pequenos em analisar como os animais agem de forma diferente, e como, apesar disso, podemos viver juntos e em harmonia. Muitas vezes, a criança irá, inclusive, tentar imitar o comportamento do animal em alguns momentos, e este é um fator que evidencia a sua capacidade de observação.

  • Bem-estar 

A convivência com os bichinhos proporciona uma agradável sensação de bem-estar nas crianças, trazendo ainda mais alegria aos dias dos pequenos. 

Benefícioscriançaspetspets e crianças
Comentários (0)
Fazer Comentário