Palmadas em Crianças: Porque Elas Não Educam e Como Podem Afetar o Desenvolvimento Infantil

Veja Como as Palmadas Podem Afetar o Desenvolvimento das Crianças

Há tempos em que as palmadas em crianças são um assunto polêmico e que geram grandes debates. Assim, em nosso post de hoje abordaremos o motivo de as palmadas não serem uma forma de educar as crianças e como elas podem afetar o desenvolvimento infantil.

Assim, para fins de esclarecimento é fundamental que evidenciemos que não há situações em que as palmadas são recomendadas. Ou seja, sob nenhuma circunstância a criança deve ser agredida e em hipótese alguma violentada.

Dessa forma, como pais, responsáveis e educadores, é fundamental que saibamos compreender que a violência nunca foi e nunca será uma forma de educar. A violência apenas impõe o medo, e neste caso, o medo é imposto através da imposição de uma força maior contra uma força menor.

A problemática da cultura da palmada

Mesmo nos dias de hoje, é comum ouvirmos pessoas que defendem a aplicação de palmadas como forma de educar e corrigir. Porém, note que quando uma pessoa usa a força, neste caso através da aplicação de palmadas, é uma evidente demonstração de que esta encontra-se sem argumento e sem controle emocional, e, portanto, faz o uso de violência como forma de expor a sua superioridade e assim “solucionar” a situação ou o conflito.

Há quem defenda que as palmadas não são uma forma de violência, e erroneamente creem que não estão agredindo seus filhos quando aplicam-lhes palmadas. Porém, as palmadas são agressões, sejam elas de menor ou maior intensidade, todas são uma forma de agredir e negligenciar os cuidados da criança.

Destacando também que as palmadas estão incluídas no crime de maus tratos existente no Código Penal, estando ainda presente no ECA, o Estatuto da Criança e do Adolescente.

As palmadas como uma quebra de confiança

A criança é um ser em desenvolvimento, e, portanto, tem os pais como seu principal apoio, sua fonte de confiança, carinho e afeto. Assim, quando a criança é agredida, há uma quebra de confiança, pois aquele que deveria protegê-la está agredindo-a e negligenciando-a.

Para as crianças, os efeitos das palmadas são devastadores, nos quais podemos destacar:

  • Afeta a forma como a criança se relaciona com os pais
  • Afeta a forma como a criança se relaciona com outras pessoas
  • Pode desencadear quadros de depressão infantil
  • Pode desencadear distúrbios de ansiedade
  • Pode afetar o desenvolvimento cognitivo da criança

Destacando ainda que crianças que são agredidas podem desenvolver um comportamento agressivo, sendo extremamente propensas a problemas relacionados à saúde mental. Assim, podemos notar que as palmadas são intensamente nocivas ao desenvolvimento infantil.

O amor não machuca, não fere e nem tampouco negligencia. Amar é uma forma de cuidar, de oferecer carinho, de dar o colo, de ser o apoio e de dar o melhor de si para o outro.

Todos nós passamos por situações conflituosas, em que muitas vezes não sabemos como lidar com a situação. E com os pequenos não é diferente, pois eles estão aprendendo a lidar com seus próprios sentimentos e como o mundo ao seu redor.

Bater não é uma forma de educar. Por mais complexa que seja a situação, você precisa encontrar, através do diálogo e do ensinamento de valores, uma solução para as questões relacionadas ao seu filho. E se por algum motivo, você sentir-se descontrolado emocionalmente naquele momento, aguarde alguns instantes para tomar uma atitude.

Converse com o seu filho, independentemente de qual seja a sua idade. Tente encontrar as razões que motivaram a criança a agir de tal forma, e posteriormente, converse com ela sobre como o seu comportamento foi inadequado, auxiliando-a, através do diálogo, a compreender suas atitudes e assim desenvolver-se de forma adequada e saudável.

criançasdesenvolvimento infantilpaispalmadas em crianças