Cuidados com calor excessivo devem ser redobrados nos próximos dias

Evitar exposição solar e beber muita água estão entre as principais recomendações nos dias de calor intenso

*Franciele Pelissari com supervisão de Anderson Hentges e Rômalo Bessa

O calor extremo piora os problemas causados pela falta de chuva prolongada, comum na região centro-oeste nesta época do ano. Temperaturas em torno de 40ºC tem marcado os últimos dias no estado Mato Grosso, uma situação atípica, e de certa forma perigosa para a população que precisa se manter alerta.

Esta onda de calor que se instalou praticamente em todo o país, bateu recordes históricos desde a primavera de 2014. De acordo com o site Clima Tempo, Cuiabá, capital do estado de Mato Grosso compõem o ranking das cidades com calor extremo desde dezembro do ano de 1910 e está entre as 10 temperaturas mais elevadas registradas pelo INMET no Brasil, de 44°C em 30/9/2020.

É imprescindível se hidratar muito, a água deve fazer parte da rotina de todos os cidadãos e essa hidratação deve ser intensa.

Algumas recomendações para evitar os agravos são proteger-se do sol e do calor, evitar exposição direta em especial entre as 10h e as 16h, optar por roupas mais soltas de preferência algodão, diminuir esforços físicos, dentre outras maneiras de não ter problemas com o calor excessivo.

Aumentar a ingestão de líquido e uma boa alimentação também estão entre os cuidados essenciais, e se possível evitar a permanência de crianças, pessoas doentes ou idosos à exposição solar durante todo o dia, e locais sem ventilação.

Não hesitar em solicitar ajuda em caso de se sentir mal com o calor, e buscar informações referente ao estado de saúde de pessoas que vivem só, principalmente se for de idade mais avançada ou com qualquer tipo de dependência.

águaCalorhidrataçãosol quente