SINOP: Obrigatoriedade da vacinação em crianças gera protesto no Legislativo

Com mais uma sessão acalorada na Câmara de Vereadores de Sinop, os ares do legislativo recebeu populares em protesto, contra a obrigatoriedade de vacinação. Os parlamentares em tribuna, emitiram as opiniões sobre o assunto. Acompanhe com requinte de detalhes todos os fatos!!!

A 04º sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Sinop, foi bastante comentada devido aos assuntos que foram pautados, e o seu pequeno expediente sendo utilizado para as emissões de opiniões dos nobres vereadores. A pauta mais comentada foi relacionada a obrigatoriedade da vacinação em crianças no município de Sinop.

A história é iniciada com a reunião partida do Judiciário com os vereadores sendo feitas no início da tarde, onde as autoridades presentes falaram sobre as ações que pretendem fazer relacionados a obrigatoriedade. Uma reunião extensa e longa, que até mesmo atrasou o horário de início da sessão da Câmara, onde populares contrários e favoráveis já esperavam com as manifestações dentro do plenário.

A sessão foi iniciada com a presença dos vereadores, com os procedimentos de leitura de ata da sessão anterior, breve comunicações e etc…

Com a abertura do pequeno expediente, os vereadores começaram a falar suas opiniões relacionados a pauta, onde alguns foram interrompidos pela plateia com aplausos, e outros com vaias, como o caso da Professora Graciele do PT.

O nosso departamento de Jornalismo da Hits Prime FM e Portal 93, recortou todas as falas dos vereadores que utilizaram a tribuna e falaram sobre a obrigatoriedade da vacinação em crianças, sendo apenas dois que não utilizaram a tribuna e absteve, Luís Paulo da Gleba e Mario Sugizaki.

 

Confira a fala dos Parlamentares de Sinop sobre a obrigatoriedades:

 

Vice-presidente e Vereador Paulinho Abreu (PL)

Iniciando o pequeno expediente, o Vereador Paulinho Abreu começa a sua fala, já dizendo ser contrário a obrigatoriedade da vacinação em crianças, sendo aplaudido pelos presentes. Logo após, contextualizou toda a situação sobre a reunião com as autoridades, por ser o primeiro a falar em tribuna. O vereador pelo seu posicionamento, foi muito elogiado pelos presentes na casa do legislativo
Acompanhe a fala do Vereador Paulinho Abreu na sessão da Câmara: 

 

Vereador Lucinei (MDB)

O Vereador Lucinei foi o segundo a utilizar a tribuna do Legislativo, onde iniciou dizendo ser favorável a vacina, mas é contrário a obrigatoriedade de vacinação, reforçando que somente “Deus pode tirar um filho nosso, ou um neto”. 

Acompanhe a fala do vereador Lucinei na sessão da Câmara: 

 

Vereador Dilmair Callegaro (PSDB)

O parlamentar na tribuna, aproveitou para relembrar que no início da pandemia da COVID-19, os assuntos de fechamentos entre outros também foram pautados pela casa legislativa. O vereador reforçou que pela Lei, nenhuma criança pode estar fora de sala. Dilmair diz ser um direito do pai, escolher se o filho vacina ou não, utilizando seu exemplo na qual não foi vacinado pela paralisia infantil por medo do imunizante. Dilmair é contrário a obrigatoriedade de vacinação em crianças.

Acompanhe a fala do Vereador Dilmair Callegaro na sessão da Câmara: 

 

Vereador Celsinho do Sopão (REPUBLICANOS)

Celsinho do Sopão comentou sobe a reunião, dizendo que cedeu partes do seu espaço para outros vereadores falarem. O parlamentar reforçou que é direito dos pais, escolher o que é de melhor para os filhos. O vereador relatou que tomou a primeira dose da vacina, porém não tomou a segunda e que não iria tomar as outras doses. Também comentou que seus três filhos não foram vacinados, e logo após encerrou a fala dizendo, que “se for preciso ir para a cadeia, por causa da vacinação, nós vamos, porque lá em casa ninguém vai se vacinar”, sendo contrário a obrigatoriedade. 

Acompanhe a fala do Vereador Celsinho do Sopão na sessão da Câmara: 

 

Vereador Célio Garcia (DEM)

O parlamentar em sua fala, reforçou sobre a importância do assunto, dizendo que muitos se utilizam dessa pauta para politicagem. Célio Garcia disse ser contrário a obrigatoriedade, reforçando que vivemos em um país democrático. O parlamentar disse que sua filha não tomou a vacina, e que está temeroso sobre o assunto. Também relatou que já pegou duas vezes a COVID-19, e que não tomou o imunizante, dizendo estar “firme e forte aqui” 

Acompanhe a fala do Vereador Célio Garcia na sessão da Câmara: 

 

Vereador Professor Hedvaldo Costa (REPUBLICANOS)

O vereador iniciou a sua fala dizendo que iria apenas o que foi dito pelo mesmo em reunião com o judiciário. O parlamentar comentou que foi relatado que a culpa não é deles, e de que seria de quem criou esta lei. O vereador comentou que no momento de fala na reunião disse ao judiciário, que eles iriam “levar ele preso, porque eu não vacinei meus filhos, e não vou vacinar, falei lá por isso, e estou falando aqui”, sendo interrompido pela plateia presente com aplausos. O vereador é contra a obrigatoriedade

Acompanhe a fala do Vereador Hedvaldo Costa na sessão da Câmara: 

 

Vereador Toninho Bernardes (PL)

O parlamentar começou sua fala parabenizando outros parlamentares pelo fato de se posicionar sobre os assuntos. O vereador comentou que disse as autoridades que estavam presentes na reunião, que deveriam vir a tribuna para falar a população, onde que está a obrigatoriedade. Toninho disse que por mais das leis apresentadas na reunião, fomentou estar do lado da população, e que “não devemos temer nada”, reforçando que deveriam defender o povo que os colocou ali.

Acompanhe a fala do Vereador Toninho Bernardes na sessão da Câmara: 

 

Vereador Juventino Silva (PSB)

O parlamentar começou sua fala na tribuna, dizendo ser contrário a obrigatoriedade da vacinação, mas que não pode incentivar a desobediência das leis como legislador. Reforçou que a população tem o livre arbítrio de poder fazer suas escolhas. Juventino comentou que o Prefeito de Sinop, os vereadores, ele, a secretária de educação está ao lado dos “Filhos de vocês”. O parlamentar reforçou que apenas alterando a lei pode ser solucionado o problema.

Acompanhe a fala do Vereador Juventino Silva na sessão da Câmara: 

 

Vereador Moisés do Jardim do Ouro. (PL)

Moises pediu desculpas em tribuna pela demora da reunião, onde a população acabou esperando para que a sessão começasse. O vereador disse relacionado a reunião com as autoridades, que todos falaram no sentido em que deveriam vacinar as crianças, depois que foram questionados pelos vereadores segundo o relato, as autoridades disseram que não seriam presos aqueles que não vacinassem, e que o colégio de forma alguma iria proibir a criança de acessos a educação. O parlamentar reforçou que ele e sua esposa se vacinaram, mas seu filho não se vacinou e até o momento não irá se vacinar, pois não é cobaia. Moisés é contrário a obrigatoriedade.

Acompanhe a fala do Vereador Moisés do Jardim do Ouro na sessão da Câmara: 

 

Presidente e Vereador Élbio Volkweis (PATRIOTA)

O presidente da câmara em posse da tribuna, relatou que ninguém foi obrigado a vacinar até o momento, dizendo que os colegas vereadores a maioria se vacinaram sem a obrigação. Ele mesmo disse que se vacinou e seus familiares também, sem a utilização da obrigatoriedade. O presidente reforçou que as autoridades terão que procurar a justiça, para que seja pautado o assunto, porque ele não irá pautar na casa legislativa

Acompanhe a fala do Vereador Élbio Volkweis na sessão da Câmara: 

 

Vereadora Professora Graciele (PT)

A vereadora Professora Graciele pediu desculpas sobre o atraso da sessão, e iniciou o assunto dizendo que ninguém será preso, e que as crianças não serão prejudicadas em âmbito educacional. A vereadora foi interrompida pelos populares com vaias, na qual respondeu que se caso alguém queira concorrer a tribuna livre, e que queria que os seus minutos fossem garantidos. Paulinho Abreu exercendo a cadeira de presidente pediu para que os populares respeitassem a fala da vereadora, fazendo manifestações posteriores.  A Parlamentar reforçou que se solidariza com os pais que vacinaram seus filhos. Graciele foi interrompida pelos populares com vaias, e manifestações no plenário por diversas vezes.

Acompanhe a fala do Vereadora Professora Graciele na sessão da Câmara: 

 

Vereador Adenilson Rocha (PSDB)

O Parlamentar iniciou relembrando sobre os debates no início da pandemia, quando o mesmo disse que ” os nossos filhos não são cobaias”, relacionados a volta as aulas no momento de pico da pandemia do COVID-19. O vereador emitiu sua opinião contrária a obrigatoriedade de vacinação, dizendo que todos devem brigar pelo direito do “Sim ou Não”, e reforçou que não tira o direito de quem quer fazer.

Acompanhe a fala do Vereador Adenilson Rocha na sessão da Câmara: 

 

Vereador Ademir de Bortoli (REPUBLICANOS)

O vereador iniciou sua fala que cobrou na reunião pela manhã o prefeito Roberto Dorner e a Secretária de Saúde, onde disseram ser contrários a obrigatoriedade. O parlamentar reforçou que devem ficar ao lado do povo, e que é contra tal ação. De Bortoli disse que o presidente deve sim pautar porque o plenário é soberano, que várias câmaras já fazem isso, devido os Deputados não se manifestarem. Finalizando a sua fala em tribuna, Ademir diz ser contrário a obrigatoriedade de vacinação, e manifestou seu apoio ao Presidente Jair Bolsonaro dizendo ” Bolsonaro 2022″. 

Acompanhe a fala do Vereador Ademir De Bortoli na sessão da Câmara: 

 

Acompanhe a 04º Sessão da Câmara de Vereadores de Sinop

Leia Também –

Acompanhe outras notícias n0 Jornal Integração 

Câmara de Vereadores de SinopLegislativo de SinopObrigatoriedade de Vacinação em Crianças de SinopSinop MT