Número para denúncias de violência contra mulher é disponibilizado em Sinop

A ação tomada pela Comarca, é em razão do aumento da violência doméstica nos últimos dias, devido o isolamento social.

Um número de telefone foi disponibilizado pela Comarca de Sinop, para o atendimento e realização de denúncias de violência doméstica. O número de celular (65) 9 9662-9771, pode ser acionado em qualquer horário, devido ao atendimento 24 horas. Essa medida visa combater os crimes cometidos contra a mulher.

A ação tomada pela Comarca, é em razão do aumento da violência doméstica nos últimos dias, devido o isolamento social. O isolamento social tem sido recomendado pelas autoridades, por ser uma forma de prevenção ao contágio do novo coronavírus. Diante da medida contra a disseminação do vírus, é importante que os casos sejam denunciados.

De acordo com a assessoria de comunicação do Tribunal de Justiça do Mato Grosso, a combinação de tensões econômicas e sociais provocadas pela pandemia, bem como restrições ao movimento, aumentaram dramaticamente o número de mulheres e meninas que enfrentam abusos.

Foi registrado um crescimento de 9%, de ligações para o Ligue 180, de acordo com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. Este é um outro número, que as pessoas podem continuar realizando as denúncias, além do 190, para qualquer tipo de violência.

“Além do celular que disponibilizamos para emergências há também o 180 e o 190. O 180 é para encaminhar a denúncia à delegacia especializada de combate a violência contra as mulheres. Já o 190 é a polícia militar, que pode ser acionada em casos graves onde esteja acontecendo as agressões e as vítimas estejam correndo perigo de morte”, alertou a juíza Débora Paim Caldas da 2ª Vara Criminal da Comarca de Sinop.

Juíza da 2ª Vara Criminal da Comarca de Sinop, Débora Roberta Paim Caldas. (Foto: Otmar de Oliveira / TJMT)

Segundo a magistrada, o objetivo do celular é para as mulheres terem um canal rápido para pedir ajuda em uma emergência. A Rede de Sinop é um projeto incentivado pelo Poder Judiciário e com participação de representantes de órgãos públicos e instituições privadas.

De acordo com a Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos do Ministério da Mulher, entre os dias 1º e 16 de março a média diária de ligações recebidas foi de 3.045, com 829 denúncias registradas. Já entre os dias 17 e 25 deste mês foram registradas 3.303 ligações recebidas, com 978 denúncias registradas. (Com assessoria)

comarca de SinopJuízanúmero para denúnciassinopVara Criminalviolência contra mulherviolência doméstica
Comentários (0)
Fazer Comentário