Mutirão de combate à dengue inicia trabalho preventivo em Sinop

O município deve abrir um processo seletivo, para a contratação de novos trabalhadores para essa ação.

Um mutirão de combate à dengue foi planejado, em Sinop, para fazer o trabalho preventivo, afim de eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue e de outras doenças. O lançamento oficial da ação, foi realizado na manhã desta segunda-feira (31), com a presença de diversas autoridades na Praça da Bíblia.

O mutirão deve iniciar o trabalho nos bairros maior índice de infestação predial e, em seguida, os bairros com maior número de notificações para casos de dengue. Todo o setor comercial, industrial central, norte e sul serão priorizados e, posteriormente, os bairros periféricos.

A ação é monitorada pela Secretaria Municipal de Saúde de Sinop, e coordenada pelo departamento Epidemiológico do município. De acordo com o Coordenador, Jorge Beviláqua, o foco dessa iniciativa é preventivo, afim de reduzir o número de notificação e infestação do mosquito.

“Nosso mutirão tem o foco preventivo, então nós predeterminamos bairros com maior índice de infestação predial, do mosquito Aedes Aegpty, e os bairros com maiores números de notificação para casos de dengue. Então os agentes vão estar priorizando esses bairros, diminuindo o número do Aedes, diminuiu automaticamente o número de notificações”, disse o coordenador.

A ação é monitorada pela Secretaria Municipal de Saúde de Sinop. (Foto: Ademir Specht / Assessoria)

O trabalho preventivo dos agentes de saúde, deve ser de alerta para a população, tendo em vista que a época de chuvas está chegando em nossa região. O secretário de saúde, Dr. Kristian Barros, falou como deve iniciar essa ação.

“Como orientação dos próprios agentes com a população de Sinop. Em casa em casa, eles vão estar visitando, vão estar orientando e trazendo a ideia de que a população pode ajudar, fazendo a limpeza de quintais, calhas, alguns objetos que servem como criadouros. A gente está tentando prevenir”, disse o secretário.

Conforme a prefeita de Sinop, Rosana Martinelli, os números da dengue estão controlados no município, porém é necessário realizar o trabalho preventivo, afim de evitar maiores transtornos no futuro.

“A dengue está controlada, os números super baixos, mas nós não podemos descuidar. É uma doença grave, que levou muitos cidadãos de Sinop a óbito, e a prefeitura está fazendo essa ação preventiva, limpando bueiros, valetões e áreas institucionais”, enfatizou Martinelli.

Ao todo, estão envolvidos na ação mais de 200 pessoas, conforme dito pela prefeita. Proprietários de terrenos baldios deverão realizar a limpeza adequada, caso contrário, podem ser multados pelos agentes fiscalizadores da prefeitura. O município deve abrir um processo seletivo, para a contratação de mais trabalhadores para essa ação.

“Nós vamos estar contratando agentes para fazer essa visitação, nós temos uma equipe grande e agora vamos estar contratando mais pessoas para que deem suporte na conscientização”, disse a prefeita à 93 FM.

O município de Sinop, de acordo com a prefeitura, já fez o uso de drones para identificar possíveis criadouros do mosquito, que são difíceis de localizar a olho humano. A tecnologia de satélites também permite aos profissionais, localizar lugares distantes.

 

Ouça o Jornal da 93 FM no seu Spotify e confira as principais notícias de Sinop e região.

Combate à denguedengueendemiasepidemiologiaMosquito da denguemutirão de combate a denguesaudesinop
Comentários (0)
Fazer Comentário