MT confirma caso em Nova Monte Verde e tem 7 infectados com Coronavírus

Nova atualização aconteceu na tarde desta terça-feira (24).

Mais um caso de Coronavírus foi confirmado em Mato Grosso. A mulher tem 32 anos e mora na cidade de Nova Monte Verde e a confirmação já consta no site do Ministério da Saúde. Além disso, o caso também foi divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), pela Nota Informativa e live com o secretário Gilberto Figueiredo, na tarde desta terça-feira (24).

Até essa segunda-feira (23) eram seis casos confirmados, sendo cinco em Cuiabá e um em Várzea Grande. O número de suspeitas em Mato Grosso também subiu. Agora são 269, nessa segunda eram 210.

Os laboratórios Carlos Chagas e Santa Rosa, ambos em Cuiabá, foram credenciados junto ao Ministério da Saúde, para realizarem os testes de Coronavírus em Mato Grosso.

Leia também: UFMT de Sinop em parceria com empresas privadas produz álcool em gel para distribuir a famílias carentes

 

Brasil

Foram confirmados, recentemente, pelo Ministério da Saúde, 46 óbitos por conta do Covid-19 no Brasil. São 40 mortes de pacientes no Estado de São Paulo e seis no Estado do Rio de Janeiro. No total, são 2.201 casos confirmados de pessoas infectadas pelo coronavírus, em todo o país.

 

Laboratórios podem se credenciar no Ministério da Saúde

Os laboratórios públicos, privados, de ensino e pesquisa que tiverem interessados em receber a habilitação oficial para realizar o exame de coronavírus (COVID-19) em Mato Grosso já podem solicitar o pedido de credenciamento.

O Governo do Estado publicou na edição do Diário Oficial que circula nesta terça-feira (24), a portaria n°099/2020GBSES, com todas as regras do processo. De acordo com documento, antes de realizar o pedido de inscrição para o credenciamento é necessário que os laboratórios sigam alguns requisitos para participar do processo.

Leia também: Prefeitura do interior começa a desinfectar ruas e avenidas da cidade

Regras

I- Possuir registro no CNES e informar o número do respectivo registro;

II – Apresentar cópia do Alvará da Vigilância Sanitária (exceto laboratório público de ensino e pesquisa);

III – Comprovar a existência, no laboratório, de técnico com experiência em biologia molecular na realização de RT-PCR em tempo real;

IV – Possuir laboratório de contenção NB-2 para manipulação das amostras e utilizar os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) adequados a esse nível de contenção;

V – Firmar o Termo de Cooperação Técnica Laboratorial, Anexo Único desta Portaria.

Os laboratórios que atendem aos cincos requisitos listados acima, devem encaminhar os documentos digitalizado (em alta resolução) para o e-mail: dirlacen@ses.mt.gov.br. Os estabelecimentos receberão uma visita técnica para vistoria do local.

Todo o processo será conduzido por uma equipe de profissionais do Laboratório Central do Estado (Lacen-MT) que analisará as propostas apresentada por cada um dos interessados. O documento completo com todas as informações pode ser acessado AQUI  (páginas 20 e 21).

LEIA OUTRAS NOTÍCIAS RELACIONADAS AO CORONAVÍRUS EM SINOP E REGIÃO

Precauções padrão

Ações diárias para ajudar a prevenir a propagação de vírus respiratórios:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão,usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes. Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência. Esses são hábitos diários que podem ajudar a impedir a propagação de vários vírus, inclusive o novo coronavírus.
CoronavírusCuiabádoençaEstadoinfectadosMato GrossoMinistério da SaúdeVárzea Grande
Comentários (0)
Fazer Comentário