Ministro confirma 15 milhões de doses até fevereiro para o Brasil

Segundo o Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, as vacinas contra a COVID, devem chegar a 100 milhões de doses no primeiro semestre de 2021.

Entre Janeiro e Fevereiro de 2021, o Brasil deve receber 15 milhões de doses da vacina contra COVID-19, com expectativa de que esse número chegue a 100 milhões no primeiro semestre e 160 milhões a mais no segundo.

A informação é do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, que na quarta-feira (02), participou de uma reunião remota da comissão mista do Congresso, que acompanha as medidas do Executivo relacionadas  à COVID.

O ministro compareceu à audiência atendendo requerimentos dos senadores, Wellington Fagundes (PL-MT), Esperidião Amin (PP-SC) e Eliziane Gama (Cidadania-MA). Os parlamentares cobram explicações sobre a denúncia de que o Brasil corre o risco de perder, por prazo de validade, 6,86 milhões de testes para diagnóstico do coronavírus.

Na primeira parte da reunião, o ministro explicou que há poucos fabricantes com um cronograma de entrega das vacinas efetivo para o país. Segundo Pazuello, as empresas que têm condições de liberar grandes quantidades se resumem a duas ou três em todo mundo.

De acordo com o ministro, o governo só vai liberar a aplicação de vacinas registradas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), após a conclusão de todos os estudos e protocolos exigido.

Pazuello destacou um acordo bilateral de transferência de tecnologia com a AstraZeneca/Oxford, por intermédio da Fiocruz, de R$1,9 bilhão, e um acordo multilateral com a Covax Facility, no valor de R$2,5 bilhões, cujos recursos estão encaminhados por meio de medida provisória.

Segundo o ministro, isso possibilitará a produção de vacinas de maneira autônoma no país a partir do segundo semestre de 2021(Com Senado Federal).

Leia também: População Do Reino Unido começa a ser vacinada contra a covid-19

 

Acompanhe essa e outras informações no Jornal da 93 FM. 

 

brasildosesimunidadeimunizaçãoMinistro da Saúdesaudevacina contra a covid-19
Comentários (0)
Fazer Comentário