Governador afirma, “Socioeducativo de Sinop não será fechado”

“O Socioeducativo de Sinop não será fechado”. Essa é a afirmação do governador Mauro Mendes (DEM), ao responder a pergunta feita pela equipe de jornalismo da 93 FM, que foi enviada à Rádio Capital FM, em Cuiabá, onde o chefe do Executivo estadual esteve na manhã desta sexta-feira (13).

Mauro participou de uma entrevista, no programa Capital Notícia, do radialista Antero Paes de Barros, com questionamentos de rádios de todo o Mato Grosso e uma das emissoras convidadas foi a Rádio 93 FM.

Questionado se não seria um retrocesso fechar a unidade do Socioeducativo de Sinop, visto que em todo o estado há apenas 5 centros para atender 141 cidades, Mauro foi direto.

“Minha assessoria acabou de entrar em contato com o secretário Alexandre Bustamente, e o secretário de segurança deu a informação oficial de que não vai fechar esse socioeducativo”.

Ainda de acordo com o governador, há um planejamento para que outros quatro Socioeducativos sejam construídos. “O problema de segurança pública é um problema gigantesco no Brasil como um todo e Mato Grosso eu tenho que ressaltar, nós temos feito todos os esforços possíveis dentro da realidade que nós temos para diminuir nossos índices de violência”.

Ouça a resposta completa do Governador Mauro Mendes, referente a pergunta feita sobre o fechamento do Socioeducativo de Sinop:

Governador Mauro Mendes em entrevista para a Rádio Capital FM – Foto: Capital Notícia

Atualmente 12 menores infratores estão internados no Socioeducativo de Sinop. Eles devem ser transferidos para a unidade de Lucas do Rio Verde, que é a mais próxima de Sinop.

Na segunda-feira (9), a superintendente substituta de Administração Socioeducativa do Estado, Anna Márcia Barbosa Cunha, esteve em Sinop e informou o encerramento das atividades do Socioeducativo de Sinop, por pelo menos um ano.

A informação é de que um novo prédio será construído no bairro Alto do Glória e que no dia 10 de dezembro de 2020 o novo Centro estará pronto e terá uma capacidade para 60 vagas. “Nós temos muita coisa pra fazer”, complementa o governador.

Durante uma coletiva de imprensa, realizada na terça-feira (10), o promotor de justiça da Vara Especializada da Infância e Juventude, Nilton César Padovan, assegurou que o Estado irá “ceder” os funcionários que trabalham em Sinop para que sejam transferidos a Lucas do Rio Verde. Para que isso ocorra é necessário que a estrutura de lá seja melhorada.

“Segundo a secretária, ela me disse que lá tem estrutura pra isso, falta apenas alguns detalhes que a prefeitura se disponibilizou a fazer, e a prefeitura assim o fará, e portanto com esses detalhes que serão feitos estruturais pela prefeitura e com os servidores de Sinop que passarão a atuar lá, lá comportará 31 vagas”, disse o promotor.

Contudo, contrariando essa informação, o governador garante que trabalha para modificar o cenário policial do estado. “Estamos trabalhando para que essa realidade possa mudar e acredito que ela vá mudar nos próximos anos”, conclui Mauro Mendes.

 

Fechamento

Alguns fatores são apontados pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), entre eles a estrutura, que de acordo o o promotor é a pior de Mato Grosso. Outro fator analisado foi que a unidade de Lucas do Rio Verde tem essa estrutura que é necessária para a internação dos adolescentes.

Foto: Marcelo Jhonnes

 

 

Comentários (0)
Fazer Comentário