Líder do Alto Xingu é internado em estado grave com Covid-19

Aritana Yawalapiti, de 71 anos, teve problemas respiratórios e foi levado às pressas para a cidade.

O líder do Alto Xingu foi internado em estado grave em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em Canarana, nesse fim de semana. Aritana Yawalapiti, de 71 anos, faz tratamento contra a Covid-19.

O cacique estava em casa quando começou a sentir os primeiros sintomas da doença. Ele procurou atendimento de saúde na própria aldeia e foi medicado.

No entanto, no último fim de semana, ele precisou ser levado para a cidade às pressas pela equipe de saúde devido ao quadro respiratório que se agravou.

Conforme o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Especial de Saúde Indígena, no sábado (18), a região do Xingu contabilizava 74 infectados pelo novo coronavírus e cinco mortos pela doença.

Aritana assumiu a liderança do Alto Xingu por volta de 1980. Desde então, ele é reconhecido por lutar pela defesa dos povos indígenas, principalmente pela preservação das terras já conquistadas.

Outro líder indígena internado com problemas de saúde é o cacique Raoni Metuktire, de 89 anos. Ele foi internado em um hospital de Colíder, na quinta-feira (16), após passar mal. Já no sábado (18) ele foi transferido de avião para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de Sinop após complicações gastrointestinais e desidratação. O estado de saúde dele é estável. (Do G1 Mato Grosso)

CaciqueCoronavírusCovid-19HospitalÍndiointernadoMato Grosso
Comentários (0)
Fazer Comentário