Kits de cloroquina devem auxiliar no tratamento de covid-19 em Sorriso

O município autorizou a compra do medicamento, em quantidade suficiente para tratar 250 pacientes com sintomas de covid-19.

Foi anunciado pela Prefeitura de Sorriso, nesta manhã (16), a compra de 250 kits de cloroquina para tratar pacientes diagnosticados com sintomas da Covid-19. A informação é do secretário de Administração, Estevam Calvo. O secretário pontua que o medicamento estará à disposição dos pacientes a partir de amanhã (17) em duas farmácias de manipulação da cidade.

Há alguns dias, o município já havia anunciado a busca pelo medicamento, tendo em vista o protocolo adotado pelo Ministério da Saúde e secretarias municipais e estaduais, em relação ao uso da cloroquina. O medicamento somente é utilizado, quando a autoridade médica e o paciente optam pelo uso, já que não há nenhuma comprovação científica da eficácia contra covid-19.

Estevam ressalta que para retirar o medicamento existem alguns critérios: além de ter que apresentar a receita do SUS, o paciente passará por uma rigorosa avaliação médica que indicará a necessidade do tratamento com cloroquina.

O secretário explica que nesse primeiro momento foram adquiridos 250 kits. Vinte deles em uma farmácia no valor de R$ 53,00 a unidade, pois o material da mesma foi adquirido antes da pandemia e na outra foram adquiridos 232 kits no valor de 72,90 a unidade; nessa última o material já foi adquirido durante a pandemia, explica Estevam.

“A saúde da nossa população é preocupação do prefeito Ari, do secretário Luís Fábio e de toda a Administração Municipal; estamos buscando possibilidades e medicamentos para podermos vencer juntos essa pandemia”, pontua Estevam.

De acordo com o boletim diário divulgado nesta manhã (16), Sorriso registra 328 casos confirmados de Covid 19; destes 170 curados e 155 ativos dos quais 18 estão internados, além de três óbitos. Também há 345 casos suspeitos em investigação aguardando resultados dos exames; 553 casos descartados e 413 pessoas com sintomas gripais em acompanhamento. (Ascom)

CoronavírusCovid-19pandemiasaudeSorriso
Comentários (0)
Fazer Comentário