Após uma semana de atraso, Kit’s Covid-19 estão disponíveis nas UBS’s de Sinop

De acordo com o Secretário Municipal de Saúde, Kristian Barros, o atraso se deu por parte do fornecedor.

Após alguns dias de atraso os Kits Covid-19 estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) de Sinop. A informação foi confirmada pelo Secretário Municipal de Saúde, Kristian Barros, durante uma coletiva de imprensa na tarde desta quinta-feira (2).

Leia também: Bares e tabacarias devem ser fechados a partir desta sexta-feira em Sinop

De acordo com o gestor da pasta de saúde, o atraso se deu por parte do fornecedor. “Houve um atraso da semana passada para o fornecedor. O fornecedor que tem a matéria prima, e ele vai produzir a medicação, e atrasou a matéria prima pra ele e consequentemente atrasa a entrega pra gente”.

Na semana passada a prefeitura anunciou que os Kits seriam entregues a partir do dia 25 de junho. Nele contêm os seguintes medicamentos: Hidroxicloroquina, Azitromicina, Zinco, Ivermectina, AAs e Ibuprofeno.

Secretário Municipal de Saúde, Kristian Barros e vice-prefeito, Gilson de Oliveira, ao lado de um médico, durante coletiva de imprensa nesta quinta-feira (2) – Foto: Assessoria

No entanto, Kristian assegura que ontem, quarta-feira (1º), esses Kits foram distribuídos nas Unidades Básica de Saúde (UBS’s). “Já chegaram e estão nos postos de saúde desde ontem (quarta-feira,1º). Já está sendo feira a distribuição, lógico com a prescrição médica”.

O secretário reforçou que o Kit só será entregue caso o médico faça uma prescrição para o paciente. Caso o profissional avalie o quadro de saúde da pessoa e verifique que não há a necessidade de entregar, os medicamentos não serão entregues.

Todavia, se o médico avaliar e verificar que o paciente deve receber o Kit, mas que algum dos medicamentos pode causar efeito colateral, o paciente tem alergia, ou lago parecido, esse médico poderá abrir a embalagem e retirar o remédio que não pode ser ingerido.

“Esse Kit ele vem pronto pra secretaria, montado, mas o médico tem a prerrogativa de abrir o Kit e retirar a medicação. Por exemplo: Vamos supor que o paciente tem alergia a Ibuprofeno – (um dos medicamentos que contém no Kit Covid-19) – ele (médico) troca, Ibuprofeno é um anti-inflamatório que diminui a temperatura quando está com febre. Troca por um dipirona, não há problema algum. Pode ser feito isso, o médico tem essa prerrogativa, ele abre e pode tirar a medicação. No caso se for a Hidroxicloroquina e o paciente está contra indicado em tomar, ele tira e entrega o restante da medicação, sem problema algum”.

Os Kits serão entregues aos pacientes com a prescrição nas Unidades que atendem os casos gripais, sendo elas UBS Ibirapuera, UBS Palmeiras, UBS Menino Jesus, UBS Sebastião de Matos e também na tenda em frente à UPA da André Maggi.

CoronavírusCovid-19KitMedicamentosMédicosUBSunidades de saúdeUPA