Tira-Dúvidas: Como Saber se Eu Tenho Intolerância à Lactose?

Entenda as Questões Que Envolvem a Intolerância à Lactose

Uma questão essencial vai ser abordada no quadro Tira-Dúvidas de hoje, onde abordaremos, em detalhes, como você pode saber se tem intolerância à lactose, evidenciando os possíveis sinais que demonstram que o seu organismo pode não reagir bem à ingestão de leite e seus derivados.

Assim, incialmente é essencial que saibamos compreender o que de fato é a intolerância a lactose, e quais são os fatores que a caracterizam.

Entenda o que é a intolerância à lactose?

De forma bem breve, podemos definir a intolerância à lactose como sendo a incapacidade do organismo em digerir a lactose, ou seja, ocorre quando o nosso corpo não é capaz de digerir o açúcar do leite. A intolerância a lactose ocorre devido a uma deficiência ou até mesmo ausência de uma enzima intestinal denominada como lactase.

Dessa forma, devemos destacar ainda que a intolerância à lactose não é caracterizada como uma doença, sendo uma carência presente em nosso organismo que pode ser tratada com uma dieta adequada e também o uso de medicamentos devidamente prescrito por um médico.

Como saber se eu tenho intolerância à lactose

Existem alguns sintomas que evidenciam que a pessoa pode ser intolerante à lactose. Porém, destacamos também que este é um fator que pode ser essencialmente sentido pela pessoa, pois ao ingerir o leite ou seus derivados, você sentirá que o seu organismo simplesmente não aceitou bem aquele alimento.

Dessa forma, podemos destacar os seguintes sintomas que surgem em uma pessoa com intolerância à lactose ao consumir leite e seus derivados:

  • Náuseas
  • Desconforto abdominal
  • Dores abdominais
  • Diarréia
  • Gases

A sensação de sentir-se estufado e a presença de gases em excesso são alguns dos principais sinais de que o seu organismo pode não lidar adequadamente com a ingestão de leite.

Destacamos também que a intolerância à lactose não é uma condição perigosa, mas que causa grande desconforto. Ainda é cabível destacar que a intolerância à lactose é uma condição muito comum, que atinge cerca de 2 milhões de pessoas por ano somente no Brasil.

No geral, esta é uma condição que é diagnosticada pela própria pessoa, mas que de forma frequente faz necessário a realização de exames laboratoriais e também de imagem. Destacando ainda que esta é uma condição crônica, ou seja, pode durar por anos ou até mesmo a vida inteira. No entanto, o tratamento adequado pode auxiliar na redução dos sintomas que caracterizam a intolerância à lactose, trazendo mais qualidade de vida ao dia a dia do indivíduo afetado.

Como é a forma de tratamento da intolerância à lactose

Como ressaltado, a intolerância à lactose é uma condição crônica, mas que possui tratamentos capazes de auxiliar a pessoa no qual o organismo demonstra-se intolerante à lactose. Dentre as medidas necessárias para reduzir o desconforto provocado pela lactose no organismo da pessoa afetada, podemos destacar:

  • Evitar o consumo de produtos lácteos
  • Optar pelo consumo de produtos sem lactose

Recomenda-se também que a pessoa use suplementos de lactase para amenizar o desconforto e os sintomas da intolerância à lactose.

Nos dias de hoje existem uma grande variedade de produtos sem lactose, possibilitando que o indivíduo afetado mantenha uma dieta rica e equilibrada sem sofrer com os desconfortos ocasionados pela condição.

Assim, destacamos também que esta é uma condição que pode afetar também os bebês e as crianças, sendo essencial que os pais estejam atentos aos sinais que indiquem que o seu pequeno pode ser intolerante à lactose.

Nestes casos, recomenda-se a busca por um médico especializado, para que o mesmo possa avaliar detalhadamente a criança e assim orientar os pais com as medidas e o tratamento adequado, assegurando, dessa forma, que a criança desenvolva-se de forma adequada.

Leia também:

Tira-Dúvidas: Qual é a Importância da Vacinação contra o Tétano?

Tira-Dúvidas: Quais São os Malefícios Provocados pela Chupeta?

Tira-Dúvidas: Uma Dieta Vegetariana Realmente Faz Bem à Saúde?

intolerância à lactosesintomastira-dúvidastratamento