Tira-Dúvidas: Qual é a Importância da Vacinação contra o Tétano?

Veja Fatores Importantes a Respeito da Vacinação Contra o Tétano

No quadro Tira-Dúvidas de hoje você confere uma questão essencial para a nossa saúde e bem-estar, onde ressaltaremos a importância da vacinação contra o tétano, uma doença extremamente séria e potencialmente fatal.

Destacamos ainda a importância de nos atentarmos aos fatores que podem afetar diretamente a nossa saúde e bem-estar, ocasionando complicações que podem resultar em sérios danos para a nossa saúde, onde a prevenção é uma das principais formas de assegurarmos o nosso bem-estar em nosso dia a dia.

Assim, a bactéria causadora pode ser encontrada em objetos de metal, enferrujados ou não, objetos de madeira e também de vidro. A contaminação dessa doença se dá através de lesões acidentais provocadas por objetos que estejam contaminados com a bactéria.

Ou seja, ao acidentar-se com objetos infectados com a bactéria causadora da doença, a pessoa entra em contato direto com a bactéria, infectando-se, por consequência, dessa maneira. Assim, a principal forma de contágio do tétano ocorre quando a pessoa se fere com um material infectado, seja ele metal, madeira ou vidro.

Sintomas do tétano

Assim, ao entrar em contato com a bactéria causadora do tétano, e não estando vacinado, o indivíduo afetado pode apresentar os seguintes sintomas:

  • Contrações involuntárias na área ferida
  • Riso sardônico
  • Contração dos músculos do pescoço
  • Rigidez muscular constante
  • Dificuldades para engolir – No estágio avançado da doença
  • Insuficiência respiratória – No estágio avançado da doença

O tétano é uma doença extremamente grave, podendo ser fatal caso o indivíduo infectado com a doença não receba prontamente o auxílio médico adequado. Assim, ao contar-se com material que pode conter a bactéria causadora da doença, é essencial que a pessoa busque de imediato o auxílio médico necessário para que as medidas necessárias sejam adotadas afim de evitar complicações.

Formas de prevenção ao tétano

A forma mais segura e eficaz de se prevenir contra o tétano é através da vacinação, que está disponível em postos de saúde de todo o país. Pois embora o tétano seja uma doença seríssima, a vacinação é capaz de prevenir a doença e assegurar nossa saúde e bem-estar, protegendo-nos da bactéria causadora da doença.

Dessa forma, destacamos ainda que é fundamental que você mantenha seu cartão de vacina e também o dos seus filhos em dia, tendo em vista que essa é a forma mais eficaz de se prevenir o tétano e assegurar sua saúde e também a de sua família.

Outro fator essencial em relação à prevenção ao tétano é necessidade da aplicação dose de reforço da vacina a cada 10 anos. Ou seja, ao vacinar-se contra a doença, após 10 anos você precisará tomar uma dose de reforço para garantir o seu bem-estar e continuar protegido contra a bactéria causadora da doença.

Em casos de lesões acidentais em que a vítima não foi vacina contra a doença ou possui dúvidas em relação à vacina procure imediatamente o serviço de saúde mais próximo. Descreva detalhadamente o acidente para o profissional de saúde e o informe com qual o objeto você se feriu.

Pois os postos de saúde estarão aptos a lhe oferecer o suporte necessário com o intuito de evitar possíveis complicações decorrentes do contágio da bactéria causadora do tétano, assegurando, dessa forma, a sua saúde e bem-estar.

Lembrando ainda que a vacinação é a forma mais eficaz de se prevenir essa doença.

A vacinação contra o tétano integra o calendário de vacinação infantil, por isso, com intuito de prevenir a doença, é essencial que os pais mantenham a carteira de vacinação de seus filhos em dia, assegurando, dessa forma, a sua saúde e bem-estar.

Leia também:

Tira-Dúvidas: Quais São os Malefícios Provocados pela Chupeta?

Tira-Dúvidas: Uma Dieta Vegetariana Realmente Faz Bem à Saúde?

Tira-Dúvidas: Quais São os Cuidados Necessários Com Uma Criança Com a Garganta Inflamada?

saudetétanotira-dúvidasvacinação
Comentários (0)
Fazer Comentário