Ao final do dia, todas as estratégias de marketing que você usa na sua empresa, seja através do rádio ou qualquer outra mídia de divulgação, se resumem a uma única ideia: Se coloque no lugar do consumidor.
Pense na seguinte questão: Você seria cativado por uma linguagem tão diferente da que usa no seu dia a dia?
Ou por anúncios totalmente vagos, que parecem não ser dirigidos a ninguém?
Bom, provavelmente não. E por isso é tão importante conhecer os detalhes e as características do seu público-alvo.
Com esses detalhes em mãos, você pode fazer com que seus anúncios pareçam uma conversa para seus clientes.
Para isso, um dos pontos mais importantes é o uso da linguagem certa, os substantivos apropriados para a ocasião e, acima de tudo: Não dê declarações vagas.
Nos dias de hoje, o público está cada vez mais exigente, e requer abordagens diferentes das utilizadas no passado.
Mas saber os detalhes e a preferência do seu público-alvo pode não ser uma tarefa assim tão simples.
Pois afinal de contas, o que eu devo fazer para conhecer mais afundo o meu consumidor e assim desenvolver anúncios que venham de encontro com suas necessidades.
Pois bem, o primeiro passo para você conhecer com mais detalhes seus clientes é a definição de uma persona.
O que é uma persona?
A persona basicamente é a caracterização fictícia do perfil dos clientes que compram em sua empresa.
Ela é definida após uma detalhada análise do comportamento e dados demográficos das pessoas que frequentemente visitam a sua empresa.
Você empreendedor pode conseguir essas informações através do banco de dados de clientes, através de pesquisas e também através das redes sociais, analisando o perfil dos seguidores que interagem com a página ou o Instagram da sua empresa.
O fato é que você precisa conhecer seu consumidor para desenvolver bons anúncios, pois só assim saberá qual a melhor abordagem e linguagem a ser usada.
Você não deve simplesmente fazer perguntas ao seu público alvo, e sim realizar uma análise complexa de seus desejos e personalidade.
No momento de construir sua persona, o mapa de empatia é muito útil. Para preencher seu mapa de empatia, análise as seguintes questões:
I – Compreensão da Persona
II – Informações Demográficos
III – Características
IV – O que meu cliente vê?
V – O que meu cliente escuta?
VI – O que meu cliente pensa e sente?
VII – O que meu cliente fala e faz?
VIII – Quais são as dores do meu cliente?
IX – Quais são as aspirações do meu cliente?
Ideia para anúncios
Após conhecer sua persona, a ideia agora é usar essas informações para criar anúncios atraentes e que tragam um bom retorno para a sua empresa.
Se o seu público for teen, jovens adultos ou pessoas que não costumam utilizar uma linguagem complexo em seu dia a dia, nada de usar palavras complexas e rebuscadas em seus anúncios, pois isso definitivamente não irá chamar a atenção deles.
Use uma linguagem leve, como em uma conversa casual que você costuma ter no seu dia a dia.
Seu público precisa se identificar com o seu anúncio, e para isso é fundamental que você use a linguagem apropriada.
Outro ponto importante na hora de criar bons anúncios é sempre ser objetivo e evitar informações desnecessárias.
Anúncios longos tendem a perder a atenção do público por conta de delongas. Então a melhor ideia na hora de criar seus anúncios é: seja simples e objetivo na hora de falar com o seu consumidor.
Se você acrescentar muitas informações nos seus anúncios, você pode não conseguir chamar a atenção do seu público para aquilo que realmente queria, e assim seu anúncio torna-se vago e ineficaz.
Então, pense em quais informações são realmente importantes para chamar a atenção do seu cliente para o seu anúncio.