Governador Mauro Mendes é diagnosticado com coronavírus

Mauro faria uma visita em municípios da região norte do estado, mas cancelou a agenda

O governador Mauro Mendes confirmou que foi diagnosticado com o coronavírus. O resultado do exame saiu na noite de quarta-feira (03). Foi realizada a contraprova, que também atestou positivo para a presença do vírus.

De acordo com a nota oficial do governo do estado, Mauro está bem, em isolamento domiciliar, e não apresenta sintomas. Ele passará a trabalhar de casa, via videoconferência, sem atendimentos presenciais.

Mauro faria uma visita em municípios da região norte do estado, inclusive iria dormir em Sinop, porém, devido a comprovação da doença, precisou cancelar a agenda.

A equipe do governo confirmou que os secretários de Estado e assessores que tiveram contato com o governador Mauro Mendes nos últimos dias farão o teste da Covid-19. Os exames já começaram a ser realizados.

Eles continuam no exercício da função, contudo, com a redução no atendimento em seus gabinetes, até que o resultado do exame seja liberado. Os profissionais que são do grupo de risco já passaram a atuar em teletrabalho.

Secretário de Saúde

O secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, testou negativo para a Covid-19. O resultado do exame RT-PCR saiu no final da tarde desta quarta-feira (03), mesmo dia em que saiu o resultado do teste do governador Mauro Mendes, e comprovou que o gestor não contraiu o vírus. Contudo, ele deverá permanecer em isolamento, por precaução e recomendação médica, pelos próximos cinco dias.

A medida de prevenção ocorre após o diagnóstico de cinco pessoas que trabalham no gabinete do próprio secretário e atuam diretamente nas ações de enfrentamento ao coronavírus, mais precisamente com a distribuição de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e o monitoramento das unidades de Saúde. Como medida de segurança, a testagem dos servidores que trabalham nestes setores operacionais ocorre frequentemente.

“Foi com preocupação que recebemos, no final da tarde de ontem, a informação de que cinco profissionais do gabinete tinham contraído a Covid-19. Por isso, novamente, alertamos a população para todos os cuidados necessários e asseguramos que os profissionais serão devidamente monitorados pelas áreas técnicas”, pontuou Figueiredo.

Após a primeira confirmação, toda a equipe do setor e os respectivos contatos foram testados. Aqueles que obtiveram a confirmação da Covid-19 são monitorados, em isolamento domiciliar, pelas equipes técnicas.

A sede da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) passou por higienização de rotina no dia 22 de maio e tem seguido os protocolos da Vigilância Epidemiológica e Sanitária. O órgão disponibiliza álcool em gel e máscaras de proteção aos servidores, bem como orienta o distanciamento social entre os profissionais.