Qual a frequência certa para lavar roupas e preservá-las?

Devemos nos preocupar sempre com a forma correta de lavar roupas, os produtos mais eficientes e até mesmo a forma de secagem, mas existe uma preocupação que muitas pessoas esquecem: a frequência de lavar roupas.

A durabilidade das roupas depende diretamente dessa frequência e os extremos podem prejudicar a qualidade dela: o excesso de lavagens ou a demora para colocar na lavadora.

Por esse motivo, é fundamental conhecer a necessidade de lavagem para cada tipo de roupa e de tecido.

Além disso, a higienização correta preserva a qualidade de todos os detalhes da roupa e impede que o excesso ou falta de lavagem criem odores ruins e difíceis de retirar.

Não podemos esquecer que a demora em lavar significa deixar a peça confinada no cesto de roupas sujas por muito tempo.

Para ajudar você a cuidar melhor do seu guarda-roupas, separamos recomendações de frequência de lavagem de alguns grupos de roupas!

1 – Frequência para lavar roupas de ginástica

Roupas de treinos são um dos grupos mais críticos quando o assunto é lavagem de roupas. Apesar de serem feitas de materiais resistentes aos movimentos, os tecidos precisam de cuidados quanto ao uso.

Numa regra geral, deve-se lavar imediatamente após o uso, pois é preciso evitar odores e que as bactérias naturais do corpo tomem conta das roupas – principalmente os tecidos mais justos no corpo – devido à temperatura e a umidade mais altas.

Lavar roupas de ginástica em casa requer uma série de cuidados, o que aumenta a recomendação de que sejam levadas para um serviço de lavanderia.

2 – Frequência para lavar roupas de cama, mesa e banho

A higienização de roupas de cama, banho e mesa exige muita atenção na frequência de lavagem, pois concentram sujeiras e resíduos corporais, de alimentos e de produtos e podem se tornar colônias de bactérias, fungos e ácaros.

  • Lençóis e fronhas: usar por, no máximo, uma semana e lavar imediatamente;
  • Cobertores e mantas: lavar mensalmente;
  • Edredons e colchas: lavar a cada três meses;
  • Toalhas de banho: semanalmente;
  • Toalhas de rosto: a cada três dias;
  • Toalhas de mesa: a cada uso.

É fundamental manter um rodízio de uso de várias peças para deixar cada peça descansar e para preservar a qualidade de todas. Os períodos de calor, o uso por pessoas doentes ou alérgicas são situações em que os prazos devem diminuir. 

3 – Frequência para lavar roupas de bebê

O principal cuidado, antes de definir a frequência de lavanderia de roupas de bebê, é separar todas as peças das demais da família na hora de lavar roupas. O ideal é fazer esse processo até os dois anos de idade.

Quanto à frequência, ela varia de acordo com o tipo de roupa:

  • Bodies, pijamas e outras peças devem ser lavados diariamente;
  • Roupas de cama são lavadas a cada cinco dias (exceto de sujar muito).

Como os bebês têm uma sensibilidade maior na pele e um aparelho respiratório em desenvolvimento, inspecione as roupas durante o uso para evitar contato com poeira excessiva e restos de alimentos e produtos.

4 – Frequência para lavar cortinas

Devemos lavar as cortinas a cada seis meses, porém a alta incidência de poeira e sujidade no ambiente e a presença de animais – por causa dos pelos e do hábito de esfregarem o corpo nelas – pode reduzir este prazo.

O material da cortina define os produtos e o processo de lavagem. Muitas não podem ser lavadas em casa, por causa do tamanho de algumas e a falta de espaço para secagem.

5 – Frequência para lavar roupas sociais

As roupas sociais são feitas de tecidos finos que exigem muitos cuidados na lavagem, que deve ser com a frequência correta para evitar excessos.

  • A camisa social, se for usada com uma camiseta por baixo e não houver manchas e sujeiras, pode ser reusada mais uma ou duas vezes;
  • Os vestidos podem ser usados três vezes sem lavagem, em média;
  • Os vestidos de festa, especialmente os longos, devem ser lavados imediatamente, pois há sujeira na barra e restos de alimentos e bebidas. 

O recomendado é que as roupas sociais, em geral, sejam lavadas em uma lavanderia profissional para que os processos e produtos corretos preservem ainda mais a vida útil delas.

Como podemos ver, administrar a lavagem de roupas é uma tarefa que exige muita atenção, pois o cronograma pode mudar completamente com uma sujeira grande ou um ambiente com muita concentração de ácaros.

Além disso, lavar roupas pesadas e grandes exigirão uma lavadora cheia e, muitas vezes, para apenas uma peça. Um desperdício de água e energia sem a garantia de uma limpeza eficiente.

Uma lavanderia especializada como a BonaSecco é a garantia de que essas roupas de lavagem mais cuidadosa terão os melhores resultados e poderão ser guardadas com segurança. 

Você pode pedir a coleta e entrega das roupas em casa, usar as roupas com mais tranquilidade e aproveitar o tempo livre para passear, estudar ou descansar!