Forças armadas são apresentadas ao Estado em lançamento da Operação Brasil Verde 2

A Polícia Civil integra a operação com equipe da Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema).

Foi apresentado ao Governo do Estado de Mato Grosso, as forças policiais que atuarão na Operação Nacional Brasil Verde 2, que deve atuar no combate ao crime ambiental em toda a Amazônia Legal. O lançamento no Estado, ocorreu na tarde desta quinta-feira (14), na 13ª Brigada de Infantaria Motorizada, em Cuiabá.

Leia também: Tudo Sobre a Operação Brasil Verde 1 e 2

Na oportunidade, diversas autoridades e oficiais das forças armadas estiveram presentes no lançamento, entre eles o governador do Estado, Mauro Mendes, e também o secretário de Segurança Pública, Alexandre Bustamante. A Polícia Civil integra a operação com equipe da Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema).

No lançamento, diversas autoridades estiveram presentes. (Foto: Divulgação)

A operação já havia sido anunciada pelo vice-presidente da República, Hamilton Mourão, na última segunda-feira (11). Mourão também é presidente do Conselho Nacional de Defesa da Amazônia, que é o departamento que desencadeia a Operação, que está em sua segunda fase. O presidente aproveitou para falar sobre a função dos envolvidos.

“O papel do Ministério da Defesa é de coordenação e controle. Então as forças armadas não estão substituindo nem o Ibama, nem o ICMBio, nem a FUNAI, até porque elas não são especializadas nesse tipo de atividade. A capacidade das forças armadas permite um trabalho de fiscalização e principalmente a segurança dos agentes que estão realizando esse tipo de atividade”, disse o presidente do conselho.

O território que compreende a Amazônia Legal abrange nove Estados. A delegada titular, Alessandra Saturnino, explicou sobre a atribuição da Dema, que tem circunscrição para atuar em todo o Estado, além das demais delegacias de polícia nos municípios que também colaboram no combate a crimes ambientais.

“Seja de forma autônoma, naquelas situações que chegam informações até as unidades municipais e possibilitam para essas delegacias atuarem. Ou de forma integrada à unidade especializada, quando se trata de uma complexidade maior e necessitam do apoio da Delegacia do Meio Ambiente. Além daquelas situações vindas da Dema e deflagrando as suas próprias investigações, seja por meio de notícias crimes oriundas de diversos órgãos, tanto de controle, quanto através da sociedade. Ainda quando diante de algumas investigações realizadas, descobre-se outros crimes, e as situações vão se desdobrando”, destacou a delegada.

A Operação em Mato Grosso conta também com apoio da Polícia Judiciária Civil. (Foto: Divulgação)
Amazônia LegalapresentaçãocerimôniaEstadoForças ArmadasGovernoMato GrossoOficiais
Comentários (0)
Fazer Comentário