Câmeras de segurança serão instaladas em escolas municipais de Sinop

Para a realização do projeto, é necessário um investimento de cerca de R$ 600 mil.

Dentro de 90 dias, as Escolas Municipais de Sinop deverão receber equipamentos de segurança eletrônica para monitoramento de ações. Ao total serão 585 câmeras de vídeo, que farão o registro de todas as atividades em diferentes ambientes das escolas, flagrando atitude suspeita e inibindo criminosos que possam vir até a proximidade do órgão.

Em Sinop, são 39 escolas e, de acordo com a licitação feita pela Prefeitura de Sinop, cada escola deve ter 15 câmeras instaladas em suas repartições. Para que o projeto de monitoramento fosse concretizado, foi necessário que abrisse um processo licitatório para a compra dos equipamentos.

O investimento é de aproximadamente R$ 600 mil apenas para a compra e instalação dos produtos, que serão controlados por profissionais da Secretaria Municipal de Educação. De acordo com a secretária, Veridiana Paganotti, as câmeras devem ser instaladas em espaços de grande fluxo de pessoas.

“A ideia inicial são para os espaços de ampla convivência, banheiros, entradas, saída, cozinha, refeitório, pátio e obviamente alguns momentos a secretaria… aonde vai dando pra gente instalar até que a gente vai chegar um momento onde todos os espaços estarão sendo monitorados”, disse a secretária.

Veridiana Paganotti, Secretária Municipal de Educação de Sinop. (Foto: Rômalo Bessa)

Para o investimento, que teve origem do IPTU, através do repasse de 25% à pasta da Educação, foi necessário um estudo e levantamento de preços. A empresa vencedora tem um prazo de até 90 dias para que as câmeras sejam instaladas em todas as escolas.

Todo o equipamento, fiação, instalação, câmeras e ferramentas necessárias para o funcionamento do sistema é de responsabilidade da empresa vencedora da licitação, onde já está incluso no valor disponibilizado pela Prefeitura. De acordo com Veridiana, em entrevista à 93 FM, o monitoramento será de responsabilidade da secretaria.

“Nós vamos montar um monitoramento em cada unidade, porque as coisas que acontecem lá é de rápido acesso, para que a gente possa atuar rapidamente e dar a resposta necessária à família ou ao servidor. Em casos que sejam de gravidade maior, a secretaria será também avisada de pronto, para que tomamos todas as providências necessárias”, finalizou Veridiana.

93 FM Sinopcâmeras de segurançaEducaçãoescolasescolas municipaisMonitoramentomonitoramento nas escolassinop
Comentários (0)
Fazer Comentário