Equipamentos são instalados em Sinop, mas multas ainda não serão aplicadas

Os contraladores de velocidade (radares), começaram a ser instalados no Centro de Sinop, nessa sexta-feira (19), entretanto essa é apenas 1ª etapa do procedimento até que os equipamentos comecem a operar oficialmente, ou seja, ainda não serão cobradas multas.

Após o término da instalação de todos os fiscalizadores, será feita a sinalização dos locais onde eles forem colocados. Após isso, uma aferição pelo Inmetro será realizada. Essa será a 2ª etapa.

Posterior a aprovação dos testes uma orientação aos motoristas, durante um período de 30 dias, também será feita pelas equipes da Secretaria Municipal de Trânsito, que será a 3ª etapa, e só em seguida que os radares poderão começar a serem operados e as multas aplicadas efetivamente.

Leia também: NÚMERO DE MORTES NO TRÂNSITO DE SINOP EM 2018 FOI O MAIOR EM 10 ANOS; VEJA A TABELA

De acordo com Alessandro Oliveira, responsável pelo planejamento estratégico da Secretaria de Trânsito, durante o período de orientação, caso algum motorista cometa alguma infração, ele irá receber uma notificação explicativa. “Com a seguinte inscrição “etapa educativa ou campanha educativa’, que não vai ser uma multa que vai gerar pontos na carteira ou multa, até porque nesse momento o intuito é orientar e alertar as pessoas que está sendo feira a fiscalização eletrônica”, explica à 93 FM.

Ao todo, contando com os controladores de velocidade, monitoramento de veículos de carga, e avanço de sinal, serão implantados 107 aparelhos pela cidade. O contrato é válido pelo prazo de 2 anos com um valor de R$ 8,7 milhões, ou seja, uma média de R$ 362 mil por mês.

A prefeitura de Sinop emitiu um comunicado oficial sobre a instalação:

Foto: Divulgação Prefeitura de Sinop