Entidades de Fomento do Comércio

Entenda a Importância Das Entidades de Fomento Para o Comércio

As entidades de fomento possuem grande relevância no contexto comercial de um município, atuando ativamente para o desenvolvimento do comércio local através de campanhas e ações que visem a sua consolidação e crescimento.

Em Sinop podemos destacar a CDL, a ACES e a UNESIN, sendo estas responsáveis por ações que contribuem para o sucesso de empresas dos mais diversos segmentos e promovem o desenvolvimento econômico local.

Em decorrer da pandemia do novo coronavírus, o comércio enfrentou, e ainda está enfrentando, um de seus momentos mais desafiadores, onde durante um determinado período, foi necessário que o comércio fechasse suas portas.

Houve a necessidade de nos reinventarmos, de encontrarmos novas formas de fazer negócio e de podermos contar com as ações de entidades de fomento para que fosse possível continuar atuando mesmo com todos os desafios impostos pela pandemia do novo coronavírus.

O apoio financeiro de entidades de fomento possibilita o desenvolvimento e consolidação de empreendimentos dos mais diversos segmentos, oferecendo-lhes a base necessária para a sua implementação e consolidação.

Isso porque estas empresas possuem programas, ações e campanhas especialmente projetadas para o desenvolvimento do comércio, tendo em vista que este setor representa, em muito, parte do desenvolvimento de um município.

Campanhas como o “Deu a Louca no Comércio”, uma idealização da ACES, movimentam milhões de reais a cada nova edição, sendo responsável pelo aumento significativo do volume de venda de inúmeras empresas.

As entidades de fomento podem ser idealizações estaduais e/ou do Distrito Federal, cujo principal intuito de prestar assistência financeira a empresas e profissionais liberais.

Oferecendo, dentre outras, capital fixo ou capital de giro, as entidades de fomento possibilita que empresas e negócios locais possam se desenvolver, contribuindo para a consolidação do comércio local e para o desenvolvimento econômico do município.

Em momentos de incertezas e de grandes desafios, como os decorrentes da pandemia do novo coronavírus, a oportunidade de as empresas poderem contar com o auxílio de entidades de fomento é essencial para a manutenção de suas atuações, gerando a oportunidade de estas estarem encontrando novas formas de manterem-se ativas no mercado.

Pois, com a necessidade de redução de atividades, ou até mesmo de fechamento de portas, devido à pandemia, reduziu de forma significativa o faturamento das empresas, que encontraram nas entidades de fomento a assistência necessária para sua atuação comercial.

Entidades de Fomento do Comércio

Ações como estas demonstram a importância de campanhas que valorizem o desenvolvimento do comércio local, pois este é essencial para o desenvolvimento de um município. E mais do que isso, essas empresas proporcionam uma maior valorização do comércio local, ampliando sua atuação e contribuindo para sua consolidação.

Pois com a ausência dos recursos oferecidos muitos empreendedores encontrariam dificuldades em implementar e dar sequências em suas atividades devido as constantes transformações do mercado e as dificuldades que um negócio pode enfrentar ao longo de sua atuação.

Dessa forma, quando associada a um planejamento financeiro e estratégico, a assistência oferecida pelas entidades de fomento pode ter extrema importância no sucesso de uma organização, oferecendo-lhe o capital e o auxílio necessário para que sua atuação no mercado tenha êxito.

Tendo em vista que, muitas vezes, empreendedores podem enfrentar grandes desafios na obtenção de crédito para o seu negócio, onde as entidades de fomento acabam atuando como facilitadores na obtenção de crédito.

E não somente na obtenção de crédito, pois estas também possuem papel relevante na criação de campanhas comerciais que visem a movimentação econômica da cidade, trazendo tanto benefícios para o público consumidor, quanto para as empresas, que podem desfrutar dos benefícios do marketing em grande escala e associar a sua marca a campanhas consolidadas e com credibilidade no mercado, possibilitando que estas alcancem performances cada vez mais elevadas.

Comércioentidades de fomento