Entenda o funcionamento das Botoeiras que serão instaladas em Sinop

Os equipamentos só entrarão em funcionamento após a realização de adequações viárias, como implantação de rampas de acessibilidade. Acesse e saiba mais!!!

As novas botoeiras instaladas pela Secretaria de Trânsito e Transportes Urbanos em cinco pontos, entrarão em funcionamento nas próximas semanas. Quando ligados, os dispositivos serão acionados pelos pedestres, garantindo mais segurança na travessia de ruas e avenidas do Munícipio.

“A botoeira é para garantir a travessia do pedestre e fica verde o tempo todo. Quando um pedestre for atravessar, ele aciona a botoeira e ela tem um ciclo, não fica automaticamente vermelha. Então após o acionamento, é aberta uma contagem, de forma regressiva. Quando chega no zero, o equipamento fica amarelo e posteriormente vermelho”, explicou o secretário de Trânsito e Transporte Urbano Major Joubert Sacramento.

Assim que os motoristas visualizarem a contagem, já devem reduzir a velocidade dos veículos.

“Ao finalizar a contagem, estiver no amarelo ou no vermelho, eles já devem parar e aguardar o pedestre atravessar. Enquanto não tiver pedestre, o fluxo segue normalmente nas vias”, detalhou o secretário.

As botoeiras foram instaladas nas avenidas dos Jequitibás (proximidades das escolas Rodrigo Damasceno), Itaúbas (região do Centro Educacional Lindolfo José Trierweiller), Jacarandás (próximo da Escola Municipal de Artes), Tarumãs (Jardim Maringá) e rua das Primaveras (em frente à Escola Estadual Olímpio João Pissinati Guerra).

Os equipamentos só entrarão em funcionamento após a realização de adequações viárias, como implantação de rampas de acessibilidade. Na sequência, será feita uma semana de trabalhos de educação no trânsito, com campanhas, para que as botoeiras sejam ligadas.

A Prefeitura também já instalou novos semáforos, nos cruzamentos entre as avenidas Joaquim Socreppa e Jacarandás, Joaquim Socreppa e Sibipirunas, e ruas das Primaveras e Aroeiras.

Numa próxima etapa, o planejamento da secretaria é que os equipamentos sejam instalados também em outros pontos, que necessitam de adequações viárias maiores (como retirada de rotatórias). Ao todo, a Prefeitura está investindo aproximadamente R$ 4,2 milhões (incluindo a aquisição de 10 semáforos e 50 botoeiras).

Leia também –

Acompanhe outras notícias no Jornal Integração