Enquete aponta que 83% dos sinopenses apoiam venda do estádio e pedem que nova arena seja em outro local

Uma enquete realizada na página do Facebook da 93 FM aponta que 83% dos ouvintes da emissora são favoráveis à “permuta” do estádio Gigante do Norte, em Sinop, para a construção de uma nova arena e um supermercado no terreno que atualmente está o empreendimento.

Diversos ouvintes também deixaram sua opinião nos cometários da publicação. Além de serem à favor, eles comentaram uma alternativa, que seria de vender toda a área e construir o estádio em outra região da cidade. “Totalmente a favor, acho que toda a arena deveria ser vendida e o estádio construído em outro lugar mais afastado do centro da cidade e está área transformada em um centro comercial”, escreveu Lucinha Martin.

A opinião de Lucinha é compartilhada por Alexandre Lima. “Sou totalmente a favor de toda a venda desta área para industria ou comércio. Sinop está crescendo continuamente todos os anos e temos que pensar em benefícios para a cidade, e isso em todos os sentidos, a arena pode ser construída em qualquer parte da cidade nao precisa ser necessariamente no centro”, postou.

Leia também: Nova arena e supermercado serão construídos em terreno do estádio de Sinop

Entretanto 17% dos ouvintes disseram ser contra a permuta, porém esperam mais informações sobre o trâmite. “Meu voto é não porque não vi o projeto dessa arena”, alegou Reginaldo Jesus.

Enquete criada pela 93 FM permaneceu aberta por 24 horas – Foto: Reprodução

O questionamento permanceu para a livre votação durante 24h e começou na manhã dessa quinta-feira (5), após a ediçao do Jornal da 93 em que estiveram presentes o presidente da Câmara de Sinop, o vereador Remídio Kuntz (MDB) e o vereador Dilmair Calegaro (PSDB). Os paralementares fizeram apontamentos e solicitaram outras informações sobre a construção e licitação da negociação.

Na próxima terça-feira (10), às 19h será realizada uma audiência pública na Câmara, para debater com a população sobre o assunto.

Leia também: Grupo Pão de Açúcar pode investir em Sinop e aponta estádio como prioridade

Edital
A prefeitura concluiu o edital para que a “permuta” possa ser feita. As empresas que tiverem interesse em participarem do processo têm até o dia 30 de setembro para encaminharem suas respectivas propostas. O lance inicial de de R$ 26,7 milhões.

Um dos quesitos para desempate é o tempo para a conclusão da obra. O edital exige que a entrega da obra seja em 180 dias trabalhados. Caso ocorra empate, quem entregar em menos tempo ganha. Outro critério é a geração de emprego que o supermercado deve gerar, neste sentido deve ser maior.

Planta da área onde deve ficar o novo estádio – Foto: Reprodução

Novos empreendimentos
A parte a ser vendida não compreende todo o terreno onde está alocado o estádio, mas sim uma parte da Rua João Pedro Moreira de Carvalho, de frente para a BR-163, além da Avenida Flamboyants, e também parte da Avenida dos Jacarandás. Neste sentido a área proposta para venda é de 33,7 mil m².

As exigências mínimas para que isso possa acontecer é que a nova empresa a se instalar ofereça no mínimo 200 empregos diretos, construa uma nova arena esportiva no terreno que irá “sobrar”, que chega a 62 mil m², após a oficialização da compra e liberação do alvará de construção e mantenha o Memorial Rogério Ceni.

Já sobre a obra do supermercado, a atividade econômica será impulsionada por serviços voltados ao comércio de exploração de atividades de varejo, de alimentação fast food e autoservicos, e a empresa vencedora deve investir, no mínimo, R$ 50 milhões na edificação da planta comercial. A metragem de área construída de prédio não deve ser inferior a 17 mil metros, terá que oferecer no mínimo 400 vagas de estacionamento. A conclusão da obra e início de funcionamento do comércio de autosserviços será de 120 dias trabalháveis, a contar na data de emissão do Alvará de Construção pela prefeitura.