Empresas de home care não recebem há 7 meses e famílias de pacientes temem suspensão do serviço

As empresas que prestam o serviço de home care em Mato Grosso estão há meses sem receber há aproximadamente seis meses. Por causa disso, muitos pacientes estão sendo atendidos no improviso, sem os medicamentos devidos e serviços previstos em contrato.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, no estado, 88 pessoas são atendidas com home care. São três empresas prestadoras do serviço, a Carmed, a Qualycare e a Help Vida.

Por meio de nota, a Help Vida informou que está difícil manter o trabalho, já que o governo do estado não repassa recursos tem sete meses, o que totaliza uma dívida de R$ 8 milhões.

A nota diz ainda que sem receber não tem como honrar os compromissos com fornecedores e prestadores de serviço. Os pacientes da Qualicare estão preocupados. Eles foram informados que a empresa vai encerrar as atividades no final deste mês e que a decisão foi tomada por fatores financeiros.

O medo dos assistidos é que fiquem sem atendimento ou sejam encaminhados para o pronto-socorro, o que, segundo eles, ficariam vulneráveis a uma infecção hospitalar.

José Dias dos Santos, de 45 anos, que mora em Jaciara, a 142 km de Cuiabá, tem uma doença neurodegenerativa, conhecida como esclerose lateral amiotrófica. Para que tenha qualidade de vida, ele recebe o serviço de home care.

A mulher dele, Maria das Dores dos Santos, afirmou que as funcionárias da empresa “As enfermeiras estão sem receber há quatro meses e estão me ajudando por amor ao paciente, porque já nos conhecem, mas não tem condições trabalharem desse jeito”, explicou.

Ela disse que o marido tem que fazer exames e está sem medicação.

A secretária-adjunta de Saúde, Danielle Carmona, explica que está sendo feito um levantamento sobre a situação financeira de cada empresa. “Estamos fazendo um levantamento, assumimos a secretaria com déficit, restos a pagar. Tem empresas do home care que estão sem repasses há pelo menos sete meses, e vamos fazer os repasses de acordo com o fluxo de caixa”, declarou .

Ela disse que a previsão é de que a situação seja resolvida em sete meses.

Com relação aos atendimentos, ela garante que ninguém será prejudicado. A secretária afirmou que foram notificados com relação à Qualycare e que os pacientes irão para o pronto-socorro e que no máximo em 15 dias a situação estará resolvida. (Do G1 Mato Grosso)

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