Eleições 2020: Marcelândia, Itanhangá e outros 5 municípios terão chapa única

Em todo o Estado foram registradas 479 candidaturas para concorrer ao cargo de prefeito e apenas sete, dos 141 municípios, terão chapa única.

As cidades de Marcelândia, Itanhangá, União do Sul, Ponte Branca, Porto Alegre do Norte, Castanheira e Salto do Céu, terão apenas uma chapa disputando a majoritária para suas respectivas prefeituras, nas eleições de 2020. Os dados são da Justiça Eleitoral de Mato Grosso.

De acordo com o levantamento feito pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT), em todo o Estado foram registradas 479 candidaturas para concorrer ao cargo de prefeito e apenas sete, dos 141 municípios, terão chapa única.

Cabe destacar que a legislação não possui dispositivo específico que trate de uma candidatura única, ou seja, ela não condiciona a validade da eleição a um determinado percentual de comparecimento do eleitorado apto a votar.

Dessa forma, pela Lei nº 9.504/97, estão eleitos para os cargos de prefeito e vice-prefeito os candidatos que obtiverem a maioria simples de votos, nos municípios até duzentos mil eleitores, e absoluta de votos, nos municípios com mais de duzentos mil eleitores. Não são computados os votos em branco e os votos nulos.

Para ver a lista de todos os candidatos a prefeito, basta acessar o sistema de divulgação de candidaturas e contas eleitorais, o DivulgaCandContas. No sistema é possível conferir todos os dados de candidatos a prefeito, vice-prefeito, vereadores e senador. (93 FM com Daniel Dino)

eleições 2020eleições municipaisjustiça eleitoralMarclândiaMato GrossoPolíticaTRE
Comentários (0)
Fazer Comentário