Diástase abdominal, o terror das mamães.

Sabe aquela pochetinha que não sai nem com reza brava? Ela pode ser uma diástase abdominal pós-parto.
A diástase abdominal pós-parto é um afastamento dos músculos da barriga que é causada pelo crescimento do abdômen durante o período de gestação. O ganho excessivo de peso causa a musculatura frágil, que pode ser inclusive causada pelo excesso de exercício físico.
Algumas mães sofrem com isso. O abdômen flácido, saliente e caído. Algumas vezes, até o umbigo fica estranho, estufado e raso. Essa diástase pode causar dores nas costas, coxas, pernas e nádegas.
Como saber se você tem?

  • Deitada no chão, flexionar o tronco levemente 45 graus.
  • Nessa posição, você poderá sentir um pequeno buraco no meio abdômen, separando os dois lados da musculatura da barriga.
  • Verifique quantos dedos cabem nesse vão e assim saberá a gravidade da sua diástase.
  • Não faça essa manobra antes dos seis meses após o parto, pois o organismo precisa de um tempo para voltar ao normal

Um ou dois dedos ainda é normal, fazendo exercícios físicos corretos fará com que a musculatura volte ao normal. Três ou quatro dedos é bom ficar atenta. O correto mesmo é fazer um exame de imagem, só assim para ter total certeza da gravidade.
Com a diástase você não pode pegar peso, fazer exercícios como outros. Pois pode piorar a situação. Algum dos órgãos pode sair pela abertura muscular e sofrer um estrangulamento. Levando-a rapidamente para mesa cirúrgica.
Toda atenção, nesse caso, é pouca. Então verifique bem como está seu abdômen e em caso de dúvida, procure seu médico de confiança.

Comentários (0)
Fazer Comentário